Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Plano de Retomada Econômica para Municípios Afetados por Enchentes é lançado por Sebrae RS e Grupo Aquila

atualizado em: 07/02/24

Da Redação

COMPARTILHE

Intenção é que seja uma ferramenta de apoio para o poder público priorizar as ações em 2024

O Sebrae RS, em parceria com o Grupo Aquila, está implementando um Plano de Retomada Econômica destinado a alguns municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O programa, estruturado em quatro fases, visa identificar, direcionar, capacitar e gerir de forma organizada as melhores práticas para a reestruturação e retomada econômica dessas localidades.

Fases do Plano

  Diagnóstico: Utilizando a Plataforma IGMA são analisados 67 indicadores em áreas como Eficiência Fiscal, Educação, Saúde, Infraestrutura, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico.

Mentoria: Desdobramento do diagnóstico em conjunto com os municípios, acompanhamento remoto e presencial e suporte técnico por especialistas.

Diagnóstico dos Repasses Públicos: Levantamento completo para orientar solicitações de repasses estaduais e federais, considerando programas existentes.

Capacitação: Lives e workshops para divulgar estudos, orientações e treinamentos das fases anteriores.

O período de estruturação deste plano é dezembro de 2023 a maio de 2024 e engloba os municípios de Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Colinas. O plano visa oferecer suporte abrangente aos municípios, impulsionando a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável diante das adversidades das enchentes.

Para o Prefeito de Muçum, Mateus Trojan, este trabalho está sendo muito importante para os municípios, pois irá ajudar a otimizar a gestão, a fazer com que o município seja mais assertivo e eficiente nas ações que consiga organizar os processos e elevar o patamar de cada uma das prestações de serviço que faz, especialmente dentro do contexto atual que se vivencia. Mateus reforça ainda a importância da parceria, pois não trará custos ao município que agregará com certeza na questão da qualificação da gestão.

Liane Klein, gerente da região Vales do Taquari e Rio Pardo do Sebrae RS, pontua que a intenção com o Plano de Retomada Econômica em 8 municípios atingidos pelas grandes enchentes de 2023 é que seja uma ferramenta de apoio para o poder público priorizar as ações em 2024, baseado em importantes indicadores e que será construído a várias mãos, incluindo a sociedade civil.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: