
Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas praticas consultoria

Da Redação
O Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, entregou à Prefeitura de Alegrete o seu Plano Municipal de Turismo, documento de 97 páginas que traz um raio X detalhado das potencialidades do município e seus principais atrativos turísticos. Apresentado aos gestores municipais e lideranças empresariais no Centro Administrativo, o material foi elaborado por empresários, poder público e membros do Conselho Municipal de Turismo durante oficinas e encontros conduzidos por técnicos do Sebrae RS ao longo do mês de julho. A entrega ocorreu no último dia 21/11.
“Além do povo hospitaleiro desta terra e do apelo histórico e cultural tão valorizados por quem conhece ou deseja conhecer de perto a rica historiografia sul-riograndense, o Alegrete tem muito mais a oferecer”, destaca o prefeito Márcio Amaral. De acordo com ele, o município está em um patamar com muitas possibilidades. “De forma organizada e planejada, vamos atrair turistas e proporcionar experiências únicas, impulsionando o desenvolvimento, gerando oportunidades de emprego e renda, fortalecendo e contribuindo com toda a economia local”, aponta.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Freitas Figueiredo, afirma que “O Alegrete – Baita Chão”, “a cidade mais gaúcha do Rio Grande do Sul” e “Terceira Capital Farroupilha” é conhecido e reconhecido mundo afora pelo bairrismo peculiar, pela pujante cultura regionalista, por sua historiografia e por suas belezas naturais, bem como por outras importantes iniciativas culturais, artísticas, esportivas, técnicas e tecnológicas.
“Ao elaborar o Plano, nossa missão principal foi identificar todas as vertentes e riquezas da nossa gente e da nossa terra criando elos, estrutura e políticas públicas capazes de fomentar o seu desenvolvimento. Assim, movidos e motivados pelo mais autêntico sentimento de nativismo e nas nossas potencialidades, acreditamos que o Alegrete seja de fato um ‘Baita Destino’ para conhecer e investir”, reforça Caroline.
A Analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Mônica de Alencastro Guimarães, diz que o turismo é um importante transformador de economias e sociedades, gerando inclusão, oportunidades de emprego e renda. “Alegrete tem um grande potencial, onde estão sendo criadas muitas oportunidades de negócios para atrair turistas. O surgimento de novos atrativos, gastronomia variada e a união de todos fará com que, de fato, as coisas aconteçam na cidade. Estar próximo e desenvolver estratégias é fundamental para que essas iniciativas se realizem na prática”, conclui Mônica
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.