Mais buscados: mEI crédito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Colher frutas direto do pé; acompanhar ordenhas; tomar café da manhã típico do interior. Com o dia a dia cada vez mais agitado das grandes cidades, atividades simples do meio rural podem ser encantadoras para aqueles que buscam descanso em contato com a natureza. Ciente disso, FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, apresentam no Salão do Empreendedor Rural, na 39ª Expointer, o espaço do Turismo Rural, destinado àqueles produtores que têm interesse em abrir as porteiras de suas propriedades e investir no segmento.
A técnica da gerencia Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE/RS Amanda Paim, responsável pelo espaço no Salão do Empreendedor, destaca que o turismo pode ser uma importante alternativa de renda para a propriedade, a partir de um investimento inicial baixo. “O proprietário pode aproveitar quartos ociosos da casa para receber visitantes, por exemplo, ou receber turistas interessados em ter a experiência de um dia no campo. Não há uma regra, o ideal é investir na vocação do seu negócio”, explica. Amanda pondera, entretanto, que o produtor precisa estar preparado. “Elaborar um plano de negócios é o recomendado para quem quer começar a investir neste segmento”, destaca.
Dentro do Plano de Negócios o empresário poderá detalhar qual será seu foco de trabalho: Educacional, para Visitação, Gastronomia ou Hospedagem. Os quatro segmentos foram escolhidos como prioritários pelo Grupo de Trabalho formado pelo Governo do Estado através das secretarias do Turismo, da Fazenda e de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Abraturr-RS, Emater/RS, Famurs, IPA Metodista, PUCRS, SEBRAE/RS, SENAR-RS e UCS. “Estamos numa fase de diagnóstico inicial do turismo rural no Rio Grande do Sul e de mapeamento das propriedades que já estão atuando no segmento. Em breve, teremos um banco de dados a partir do qual poderemos trabalhar na divulgação e qualificação das propriedades”, destaca Márcia Merllo, coordenadora do Observatório de Turismo da Secretaria do Turismo do Estado.
Proprietária do Sítio Águas Claras, na região conhecida como Pelotas Colonial, Andréa Chies, contou a sua experiência bem-sucedida a partir do investimento no turismo rural durante palestra na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor, na manhã de sexta-feira, 2 de setembro. Uma vez ao mês a propriedade recebe turistas interessados em contato com o meio rural. O momento também é uma oportunidade para a família Chies apresentar e vender a produção local de morangos, tomates e derivados, como geleias. “Oferecemos o melhor que nós temos: carinho e qualidade. As pessoas percebem a diferença”, afirmou.
De acordo com Andréa, a parceria com outras propriedades com serviços similares e com agências de turismo que possam ajudar a trazer clientes para as visitações são muito importantes para o bom andamento do negócio.
Salão do Empreendedor Rural
O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.