
Mais buscados: mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Da Redação
Em meio à crise do coronavírus, algumas atitudes fazem a diferença na luta contra a Covid-19. Em Bento Gonçalves, entidades, empresários e voluntários se uniram em força-tarefa para a construção de 40 leitos emergenciais junto à Unidade de Pronto Atendimento do município, entregues no dia 27 de abril. O mobiliário e as cadeiras dos espaços foram doados pela Pórtico Ambientes Corporativos.
“Vivenciamos um momento de compromisso, solidariedade e responsabilidade social. Entramos no mutirão com a nossa expertise para ajudar a cidade que nos acolheu, onde a empresa foi fundada e se tornou referência, em uma atitude que está de acordo com o nosso propósito de cuidar das pessoas. A hora é de proteger tudo e todos”, salienta a diretora da Pórtico Ambientes Corporativos, Daiane Pegoraro.

Em 2020, a empresa está participando do projeto coletivo do Sebrae RS Comércio em Ação Serra, que reúne empresas do varejo maduras em gestão, para trabalhar experiências de consumo dos clientes. Mas a relação com o Sebrae RS existe desde a fundação, há 21 anos. “O Sebrae nos ajudou a construir nossa base. Sempre tenho consultores na empresa, evoluímos muito com a ajuda e o apoio de cada um”, revela.
Neste ano, a Pórtico foi selecionada para viajar à NRF, em Nova York, de onde Daiane voltou com muitas ideias e um plano de ação para o ano todo, cujas atividades precisaram ser adiantadas por conta da crise. “A pandemia acelerou transformações e processos. Muito do que vimos na feira como tendência precisou ser antecipado. Quem estiver aberto e preparado às mudanças trocará de patamar”, acredita.
Outra visão trazida do maior evento de varejo do mundo foi a do olhar colaborativo entre varejistas, confirmada pela analista de articulações de projetos do Sebrae RS Márcia Mendes. O Comércio em Ação Serra contribui com essa visão, proporcionando trocas de ideias enriquecedoras entre empresários do setor e visitas a colegas que são case de sucesso.
“O resultado do projeto é a implantação de compra que impacte no negócio e seja relevante. Com ele, demonstramos a importância da colaboração entre varejistas, que são colegas do mesmo setor e passam pelos mesmos problemas. Mobilizar essa veia colaborativa e notar que eles estão se apoiando é muito gratificante. A construção dos leitos é exemplo disso, é uma cadeia de boas atitudes”, acredita Márcia.
Para a Pórtico passar por esse momento, Daiane utiliza o período de isolamento social para estudar e observar com profundidade o cenário do mercado e do próprio negócio. Uma das estratégias adotadas foi a de se manter perto dos clientes, conversar com eles, entender suas demandas e se mostrar relevantes para eles. Outra atitude foi buscar ideias da equipe de colaboradores. “Estou muito feliz com o resultado. Mais do que nunca, é hora de criar parcerias e compartilhar forças”, pontua.
Com atuação na região da Serra, na Grande Porto Alegre e no Vale do Taquari, a Pórtico Ambientes Corporativos tem entre seus clientes nomes como Tramontina, Marcopolo, Grupo Randon, Miolo e Salton.

Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.