Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crédito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Porto Alegre celebra resultados apresentados pelo Programa Cidade Empreendedora

Em parceria com o Sebrae RS, a cidade encerra ciclo positivo de formação e capacitação de empreendedores com números promissores

atualizado em: 11/01/24

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre celebra resultados notáveis alcançados com o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae RS, ao encerrar um ciclo de 18 meses de trabalho. A iniciativa teve uma série de ações para melhorar a experiência dos empreendedores locais, facilitando a obtenção rápida de documentos para abrir empresas em tempo recorde, impulsionando a economia local e criando novas oportunidades.

Para Tangriane Santos, gestora de Políticas Públicas do Sebrae RS, “a superação de desafios foi fundamental para alcançar os números planejados, com ajustes e adaptações ágeis realizados durante o processo para garantir o cumprimento dos objetivos do programa”. Os resultados não apenas indicam uma execução completa do programa, mas também evidenciam um impacto tangível na comunidade empreendedora. Destacam-se alguns pontos relevantes:

  • Sala do Empreendedor reconhecida com Selo Ouro em 2022 e 2023;
  • Redução do tempo de abertura de empresas para 7 horas;
  • Tempo médio de registro em 4 horas;
  • Tempo médio de viabilidade em 3 horas;
  • Capacitação de 50 servidores de compras públicas com um curso de 24 horas;
  • Mais de 500 horas de consultoria resultando em melhorias no atendimento ao cidadão e redução do tempo de abertura de empresa.

Os eixos de Liderança, Compras Governamentais, Educação Empreendedora e Microcrédito estiveram em foco, além do eixo de Desburocratização, o que teve impacto significativo, destacando a cidade nacionalmente como a capital com os melhores tempos de abertura de empresas.

Com o sucesso do ciclo inicial, as perspectivas futuras do programa apontam para o Ciclo 2 do Cidade Empreendedora, com foco no desenvolvimento do turismo na capital. Essa evolução reflete o compromisso contínuo em fortalecer diferentes setores e estimular novas oportunidades de negócios na região.

“Durante o desafiador cenário da pandemia, o programa se adaptou, migrando grande parte das atividades para o formato online e mantendo seu compromisso com o desenvolvimento empreendedor. Isso demonstrou que a colaboração e a adaptação são essenciais para superar adversidades e impulsionar a inovação”, finaliza Tangriane Santos.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Para saber mais acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Junho de 2024

30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem a normalidade

SAIBA MAIS

 

20 de Junho de 2024

Mais de 36% das MPEs ainda estão fora de operação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: