
Mais buscados: mEI credito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
Com o objetivo de oportunizar aos professores diferentes recursos metodológicos para desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem, a partir de abril a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Porto Alegre, em parceria com o Sebrae RS, iniciará as ações do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora.
Os cursos começam em 18 de abril, quando serão oferecidas 10 turmas da oficina “Ecossistema de Educação Empreendedora”. Em maio, serão 15 turmas do Workshop Professor Empreendedor e 10 turmas da oficina “Emoções e Empatia”. Além disso, entre o final de maio e o início de junho, serão mais quatro turmas do curso “Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais”. As cargas horárias variam de quatro a 16 horas e serão ofertadas nos três turnos, sendo que no primeiro semestre as atividades serão todas online.
No primeiro semestre, serão oferecidas 1.170 vagas. No total, em todos os três semestres do programa, serão 3.240 vagas. As inscrições podem ser feitas através do site do projeto Educa Ação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, https://sites.google.com/educar.poa.br/educacaocidadeempreendedora .
“A partir da proposta de construção de competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, o material apresenta novas metodologias de ensino alinhadas com as competências empreendedoras. O projeto é complementar e não visa mudar a escola toda, mas sim inspirar cada um e todos juntos através da educação empreendedora, pois o Sebrae entende que este é um jeito de ser no mundo e pode se conectar com as escolas”, destaca Patrícia Moraes, consultora do Sebrae RS nas áreas de Educação Empreendedora e Políticas Públicas.
A assessora técnica pedagógica da SMED, Maria Carolina Ribeiro Pedroso, frisa que o desenvolvimento de competências empreendedoras vem ao encontro das práticas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. “Isso faz com que o aluno tenha um olhar crítico sobre sua própria realidade e seja protagonista de ações transformadoras”, complementa.
Tangriane Forest, analista do Sebrae RS e gestora dessa ação, explica que essas atividades complementarão o currículo dos alunos do Ensino Fundamental, trabalhando as competências e as habilidades orientadas pelos princípios traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
No site, o professor encontrará informações detalhadas sobre o conteúdo de cada oficina, além de “pílulas de empreendedorismo na escola”, com histórias reais. Os participantes receberão certificados emitidos pelo Sebrae RS e terão acompanhamento do consultor para implementar em sala de aula o seu aprendizado, com reuniões para esclarecimentos de dúvidas e trocas de experiências.
O eixo Educação compõe o programa Porto Alegre Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o Poder Público desde dezembro passado. Na Capital, são desenvolvidos quatro eixos prioritários (Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora) e mais dois eixos complementares personalizados (Programa Municipal de Microcrédito e Atendimento Empresarial).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Fevereiro de 2026Tendência de bem-estar impulsiona pequenos negócios criativos e fortalece o empreendedorismo local no RS
SAIBA MAIS13 de Fevereiro de 2026
Rio Grande do Sul amplia o olhar sobre o turismo e aposta em experiências autênticas para além do inverno
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.