Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Os mais de 137 mil pequenos negócios (MEI, microempresa e pequena empresa) localizados em Porto Alegre já usufruem dos benefícios da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, formalmente reconhecida nesta quinta-feira, 24 de março, pelo SEBRAE/RS. Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura, o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, entregou certificado e selo ao prefeito em exercício, Sebastião Melo, como forma de atestar que a legislação está sendo colocada em prática, bem como reconhecer o empenho da administração municipal em fortalecer o empreendedorismo.
Para Fialho, o fato de Porto Alegre ter implementado a Lei Geral engrandece e valida o trabalho realizado pelo SEBRAE/RS em todo o Rio Grande do Sul. “Atualmente, 229 municípios gaúchos possuem a legislação, resultado de um esforço muito grande da instituição em sensibilizar as administrações municipais sobre a importância de criar um ambiente favorável para o surgimento e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, afirmou.
Melo destacou que cabe ao governo fazer boas parcerias, diminuir a burocracia e ser eficiente, pois quem gera os empregos são, principalmente, os negócios de pequeno porte. “E é isso que estamos fazendo em Porto Alegre, uma cidade movida pelo comércio e serviços, a economia criativa, e os parques tecnológicos. Nosso próximo passo é abrirmos a Sala do Empreendedor, espaço que vai facilitar ainda mais o dia a dia dos empreendedores da Capital”.
Benefícios da legislação
O processo de implementação da Lei Geral em Porto Alegre iniciou-se em 2013, com o objetivo de desburocratizar a abertura de empresas e, consequentemente, estimular a geração de renda e a economia local. Em 2014, a prefeitura realizou as primeiras licitações exclusivas para micro e pequenas empresas (MPEs). Hoje, elas representam 22% das compras da prefeitura. De acordo com a legislação, as aquisições com valor de até R$ 80 mil devem ser, obrigatoriamente, contratadas de MPEs.
Outros benefícios
Sobre a Lei Geral das MPEs
A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 229 cidades gaúchas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Dezembro de 2024Porto Alegre oficializa candidatura à cidade criativa da Unesco
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.