Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A Capital gaúcha conquistou o primeiro lugar no Índice de Concorrência dos Municípios 2022 (ICM), divulgado em janeiro pelo Ministério da Economia. Com isso, o município ficou conhecido por possuir o melhor ambiente de negócios do Brasil. A pesquisa apresenta uma análise das cidades brasileiras baseada em leis e práticas municipais.
Nos últimos dois anos, Porto Alegre participou do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, iniciativa que contribuiu para os avanços no cenário econômico. A gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana, Tangriane Forest Santos, lembra que no início de 2022 o tempo para abertura de empresas na Capital era de 70 horas e, hoje, esse prazo foi reduzido para cerca de três horas.
“Este é o resultado da visão estratégica do gestor público e da vontade política. No Cidade Empreendedora há um eixo, o de Desburocratização, por meio do qual Porto Alegre realizou mais de 250 horas técnicas dedicadas a melhorias no ambiente empreendedor”, lembra Tangriane.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, diz que o Programa foi estratégico nas ações de desburocratização promovidas pela gestão, facilitando a vida do empreendedor, com consultoria de simplificação e integração de sistemas. “Hoje, Porto Alegre tem o melhor ambiente para se empreender no país, fruto do esforço de muitos atores para melhorar os índices da nossa cidade “, completa.
O principal objetivo do ICM é analisar o ambiente concorrencial municipal por meio da coleta e geração de dados e informações, de forma a promover o avanço contínuo da qualidade regulatória, assim como as melhores práticas entre as cidades.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.