
Mais buscados: MeI Credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
O município de Flores da Cunha investe em iniciativas para ampliar a participação de empresas locais nas compras públicas. Com apoio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, a prefeitura iniciou no dia 12 de setembro, no Centro Empresarial, um curso de capacitação para 30 empresários florenses. O foco é nas micro e pequenas empresas, para orientá-las sobre a nova lei de licitações – que entrará em vigor a partir de abril do ano que vem – e habilitá-las a participar dos certames, para que possam fornecer seus produtos e serviços para o poder público. A iniciativa integra o pacote “Flores Mais Empreendedora”.
“É um projeto muito interessante, que traz muitos benefícios. Queremos oportunizar às nossas empresas que esclareçam suas dúvidas e, a partir dessa capacitação, estejam aptas a concorrer aos processos licitatórios da prefeitura. O objetivo é que o dinheiro circule dentro do município”, explica César Conz, secretário municipal de Administração e Governança. Esta é a primeira edição e, segundo Conz, se o público achar válido, serão realizados novos cursos. “Vamos repetir quantas vezes a comunidade empresarial entender necessário.”, destaca.
A cartilha digital, que será lançada e disponibilizada gratuitamente ainda este ano, é outra iniciativa que pretende ampliar o conhecimento do empresariado e orientar as PMEs sobre compras públicas. “O material vai servir como orientação para as empresas, resumindo o passo a passo de como elas podem fornecer para o setor público por meio de licitações ou de outras modalidades de venda”, esclarece o secretário.
Paralelo às ações voltadas aos empreendedores, o secretário salienta o processo de evolução do Departamento de Compras da prefeitura, que passa por modernização e remodelagem de processos, além da reestruturação de equipes e outros ajustes internos. “Já estamos capacitando os servidores para a implementação da nova Lei de Licitações, que passa a vigorar em abril de 2023. Mas queremos virar a chave em dezembro e entrar janeiro já trabalhando dentro da nova lei”, destaca Conz.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Sebrae RS
Rodada de negócios aproxima pequenas empresas de grandes compradores da saúde em Porto Alegre
Notícias
30 de Abril de 2026Rodada de negócios aproxima pequenas empresas de grandes compradores da saúde em Porto Alegre
SAIBA MAIS28 de Abril de 2026
Sebrae RS aposta em conexões e inovação para impulsionar negócios na Fenasoja 2026
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.