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Primeiras impressões da NRF 2018: pessoas e tecnologias estão em alta

Missão empresarial, promovida pelo Sebrae RS e parceiros, acompanha um dos mais importantes eventos mundiais do varejo

atualizado em: 15/01/18

Da Redação

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Porto Alegre – Empresários gaúchos que estão participando da missão para a NRF Big Show 2018, um dos maiores eventos dedicados ao varejo no mundo, já puderam ter as primeiras impressões do evento. E, tudo indica, será um aprendizado certeiro para melhorar os negócios aqui no Rio Grande do Sul. A feira ocorre desde o dia 14, em Nova Iorque, e vai até o dia 16 de janeiro. A ação é uma parceria promovida pelo Sebrae RS, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio/Senac).

Entre as primeiras palestras da programação conjunta, o gerente de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae RS, Fábio Krieger, destaca que grandes corporações, como o Walmart, têm sido diretamente ativas na valorização das pessoas que trabalham para ela. “O próprio CEO do Walmart, Doug McMillon, declarou na apresentação que a companhia passou por uma grande mudança depois da tragédia do furacão Katrina, que atingiu a cidade de New Orleans em 2005. Ele contou que a mobilização para ajudar, mandando comida, produtos, dinheiro, pessoas, foi o click sobre a importância de trabalhar em conjunto em nome de um propósito”, relata Krieger.

Foi dessa forma que a empresa decidiu encontrar maneiras de continuar ajudando e passou a se preocupar mais com a sustentabilidade, o meio ambiente, o bem-estar dos funcionários e o empoderamento dos fornecedores locais. “O Walmart está implantando um novo sistema logístico que diminui os estoques e, nos espaços livres, onde não se armazena mais tanta coisa, está se fazendo salas de treinamentos, capacitações e investimento nas pessoas, pois ficou mais evidente que o varejo é de pessoas para pessoas”, complementa o gerente do Sebrae/RS.

O CEO do Walmart, Doug McMillon, foi um dos palestrantes do evento (Foto: Divulgação NRF)

Simplicidade no processo de compra

James Curleigh, CEO da Levi’s, entrou no Centro de Eventos de uma forma inusitada (Foto: Divulgação NRF)

Na área tecnológica, os debates da NRF 2018 entraram em pontos como as parcerias e as trocas de informações. Em exemplo citado pelo técnico do Sebrae RS que também acompanha o grupo, Fabiano Zortéa, foi de uma companhia aérea e um supermercado que cruzaram dados de clientes e puderam oferecer serviço de vendas de acordo com o perfil de consumo. Também surpreendeu a apresentação do CEO da marca de calças jeans Levi’s. James Curleigh surgiu entre a plateia pedalando uma bicicleta e foi aplaudido. Segundo ele, no caso de uma calça jeans, que é algo tão simples, a venda deve ser igualmente simples, pois a complexidade da vida dos consumidores já é bastante grande. “Ele disse que, além de entregar a simplicidade para uma compra, é preciso gerar o inesperado ao público e oferecer algo surpreendente”.

Os empresários que participam da missão junto ao Sebrae RS e parceiros foram selecionados via chamada pública. Eles embarcaram no dia 12 de janeiro. Zortéa lembra que o objetivo maior da viagem é “proporcionar conhecimento e inspiração para que os participantes possam aplicar melhorias na gestão de seus negócios”. Após a visitação no evento, o grupo terá uma agenda técnica com visitas aos principais estabelecimentos comerciais da cidade. “É uma oportunidade para eles verem na prática, nos pontos de venda, o que há de melhor no mundo sobre varejo”, disse. Além disso, haverá uma série de workshops para compartilhamento de conteúdo.

No retorno ao Brasil, os empreendedores voltarão com um plano de ação e terão acompanhamento do Sebrae RS no desenvolvimento de atividades. Após o período de quatro meses, será realizada uma reunião geral para verificação das ferramentas implementadas. “Queremos que eles possam desenvolver diversos aspectos, como ambiente de loja, experiência do cliente, comunicação digital, e consequentemente aumento de faturamento”, antecipa Zortéa.

Empresas gaúchas participantes:

  • Adriane de Vlieger
  • Almeida e Schneider Ltda.
  • Amb Comércio do Vestuário Ltda.
  • Bike Village
  • Boutique de Aromas
  • Comercial Dega Ltda.
  • Ecos da Cor Comércio do Vestuário
  • Farmácia Amplo Espectro Ltda
  • Felipe Ruiz da Rosa
  • Gabriela Verri Comércio do Vestuário e Acessórios Ltda.
  • Jamila Fantuzzi Vergara
  • Jane Beauty Centro Estético Ltda.
  • Jonas da Silva Xavier
  • Jonas Modas Ltda.
  • JP Garcias Comercio de Carnes
  • Pet Sperk Eireli
  • Pró Esportes Comercio De Artigos Esportivos Eireli
  • Sole Sistemas de Aquecimento Ltda.
  • Top Calcados Eireli
  • Trajano Skate Surf Artigos Esportivos Ltda.
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