Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Segurança alimentar para fornecer a supermercados

atualizado em: 30/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Gerente institucional do Walmart Brasil e diretor da AGAS, José Eduardo Cidade, falou sobre os cuidados necessários na produção de frutas e verduras

Da Redação

Palestra ocorreu na Arena do Conhecimento, no Salão do Empreendedor Rural (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – “O produtor rural gaúcho sabe produzir frutas e verduras, mas boa parte ainda não está organizado o suficiente para fornecer a grandes supermercadistas”, disse o gerente institucional do Walmart Brasil e diretor da AGAS, José Eduardo Cidade, em sua palestra na Arena do Conhecimento, um dos espaços do Salão do Empreendedor Rural, na Expointer.

Segundo Cidade, em alguns casos, a utilização e o resquício de agrotóxicos nos hortifrútis é o menor dos problemas, pois o que aparece muitas vezes nas análises laboratoriais realizadas é a presença de coliformes fecais. “E isso não podemos admitir, pois estamos colocando em risco, e muito, a saúde do consumidor”. Para o diretor da AGAS, o processo de segurança alimentar realizado hoje por grande parte dos produtores deve ser repensado. “Podem começar pelo básico: adoção do caderno de campo, higienização em lugar especial, e não no banheiro de casa, além do cuidado com o contato entre os alimentos e animais domésticos como, por exemplo, o gato”.

Outra observação realizada por Cidade é o uso indiscriminado de agrotóxicos, ou seja, que não são registrados para aquela cultura. “Um exemplo são as maças produzidas em Vacaria. “Cerca de 40% das frutas analisadas apresentam resquícios de agrotóxicos e isso significa que o produtor não utilizou o produto indicado para aquela cultura”, explica o palestrante, acrescentando que hoje não há um controle sobre essa prática.

União de esforços
José Eduardo Cidade ressaltou também que estão convidando entidades ligadas ao agronegócio gaúcho para conhecerem os diagnósticos realizados através de auditorias juntos aos produtores rurais para que possam construir alternativas em conjunto. “Cumprimentamos o SEBRAE/RS pelo apoio que dá na parte de gestão da propriedade e reforçamos a necessidade destes ensinamentos aos produtores. Eles precisam saber cuidar da saúde de seus funcionários, de sua família e do alimento que está produzindo. Com isso, temos certeza de que a produção do Rio Grande do Sul será alavancada, pois, repito, os produtores gaúchos sabem produzir frutas e verduras”.

Salão do Empreendedor Rural
O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: