Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Processos digitais agilizam abertura de empresas em Bento Gonçalves

Projeto teve participação do Sebrae RS em parceria com a prefeitura municipal e a Jucis-RS

10/04/18

Da Redação

COMPARTILHE

Bento Gonçalves – Desde que passou a integrar a Redesimples, em novembro de 2015, a prefeitura de Bento Gonçalves percebeu que o ambiente de negócios no município passou por uma mudança importante. Porém, nos últimos 30 dias, quando o escritório regional da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS) passou a realizar a digitalização dos documentos aprovados da Via Única, a cidade ganhou mais agilidade no processo de registro empresarial, tornando essa uma característica de destaque em Bento Gonçalves.

Ambiente de negócios em Bento Gonçalves melhorou após adesão a Redesimples (Foto: Divulgação /Prefeitura Municipal)

Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico incentiva o empreendedorismo local com ações importantes junto aos empresários e parceria com o Sebrae RS, por exemplo. Atualmente, qualquer pessoa que deseja ter um negócio no município consegue registrar a documentação e ter deferimento do pedido no mesmo dia, em questão de horas.

“Isso ocorre porque a digitalização dos processos está completa. O escritório regional da Junta Comercial consegue analisar as solicitações de constituição, alteração e baixa de empresas que são recebidas pela unidade. Caso a solicitação analisada seja aprovada, o próprio escritório regional faz a digitalização da imagem do documento aprovado e ele já fica disponível no site da Jucis-RS para o empreendedor visualizar/imprimir a via do documento”, explica o secretário municipal Sílvio Bertolini Pasin.

Como titular da pasta de Desenvolvimento, ele observa ainda que Bento Gonçalves passa por um momento de crescimento. “Temos mais de 15 mil CNPJs ativos e somente no ano de 2017 foram mais de 800 novos empreendimentos registrados. Os números demonstram que o ambiente para negócios está amigável e isso significa geração de valor, circulação de riqueza e renda para as pessoas locais”, empolga-se.

De acordo com o técnico de Políticas Públicas no Sebrae RS Márcio Benedusi nos municípios onde o escritório regional da Jucis-RS ainda não possui a funcionalidade para digitalizar as imagens e agilizar o registro empresarial, depois de aprovados, os documentos são encaminhados para serem digitalizados na sede em Porto Alegre. “Realizando informatização das imagens dos documentos aprovados no próprio escritório regional, o processo torna-se mais simples e ágil, contribuindo com a redução do prazo de registro empresarial e, consequentemente, tornando um ambiente mais favorável ao empreendedorismo”, explica.

O Sebrae RS em parceria com a Junta Comercial tem realizado um intenso trabalho de implantação da Redesimples nos municípios gaúchos. Hoje, são 101 totalmente integrados, o que beneficia 70% das empresas do Estado.

Para o presidente da Jucis-RS, Paulo Roberto Kopschina, além de ter essa agilidade para disponibilizar ao empreendedor os documentos da Via Única aprovados nos escritórios regionais, o Rio Grande do Sul conta também com a nova ferramenta de registro, a Junta Digital, que é uma conquista para os empresários de todos os tipos de segmentos econômicos e portes de negócios. “A Junta Digital é a prestação de serviço de registro empresarial totalmente feita pela internet, com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade que garante mais rapidez e comodidade”, assegura. Kopschina comenta, ainda, que este é um projeto que colabora para economia nas prefeituras, além de diminuir significantemente as fraudes.

O escritório regional de Bento Gonçalves funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70 – Térreo, de segunda a sexta feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3454-3380 ou pelo e-mail erbentogoncalves@jucisrs.rs.gov.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Julho de 2018

Senado aprova readmissão de empresas excluídas em janeiro no Supersimples

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2018

Programa Lider – processo de desenvolvimento regional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série Plano de Negócios #01

Sebrae RS Podcast 09/07/2018 15:08

Sebrae promove bate-papo online com novas regras para o Pronaf

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: