Mais buscados: Mei credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Apesar de não haver risco de desabastecimento de alimentos no país em virtude da pandemia do novo Coronavírus, os pequenos produtores rurais enfrentam o desafio de chegar até o cliente que, por prevenção, mudou os hábitos de consumo e, basicamente, tem se alimentado dentro de casa. Com a perda dos principais canais de venda, que são as feiras, bares e restaurantes fechados temporariamente, os donos de pequenos negócios rurais devem buscar novos canais de comercialização e repensar formas de relacionamento e atendimento ao cliente.
Diante de um momento de crise, é hora de buscar soluções para o negócio e enxergar novas possibilidades, que incluem a realização de parcerias, sejam elas por meio de associações ou cooperativas, para fazer as entregas (delivery) e aumentar o mix de produtos. Além disso, é importante encarar a situação como uma oportunidade de se aproximar do cliente, ouvindo demandas e, assim, fidelizá-lo para que se lembre do seu negócio depois que a crise passar. Por exemplo, como muitos profissionais estão trabalhando em casa em regime de home office, pode ser uma oportunidade para agregar valor ao produto entregando-o em porções menores, já acondicionadas em kits específicos, como um kit de frutas, folhosas e raízes. Também vale incluir um brinde na hora da entrega ou até mesmo uma sugestão de receita.
No Rio Grande do Sul, a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) precisou inovar neste período de isolamento social. “Nós somos 280 pequenos produtores de hortigranjeiros e frutas, e nossos principais clientes são escolas, prefeituras e quartéis. Com a quarentena, perdemos muitos deles e precisamos encontrar outra forma de comercializar a nossa mercadoria”, contou Marcos Regelin, gerente técnico administrativo da cooperativa.
Com a ajuda de organizações como o Sebrae RS, eles lançaram um programa de entrega à domicílio. Os pedidos são feitos por telefone e os clientes recebem as cestas de produtos em casa. “O pessoal aderiu muito, até superou nossas expectativas”, comemora. Uma inovação que surgiu em um momento de crise, e que pode gerar ótimos resultados. “O município de Caxias do Sul tem demanda para que continuemos com esse programa. Para o futuro, estamos planejando um aplicativo que facilite o contato entre a cooperativa e o público. E para isso, precisaremos contratar mais funcionários para darmos conta das entregas”, explicou.
O Sebrae recomenda que este momento de quarentena também seja uma oportunidade para os pequenos produtores rurais reunirem a família para discutir e planejar o empreendimento rural com ações de curto, médio e longo prazo. Além disso, devem rever os investimentos da produção para a próxima safra e, se os recursos estiverem apertados, reprogramar a produção, plantando em menos áreas, sem esquecer da qualidade do processo produtivo.
Atento às necessidades específicas desses empreendedores, o Sebrae preparou um conjunto de sugestões que podem ser adotadas para minimizar os prejuízos com a pandemia do novo Coronavírus:
• Estabeleça novos canais de comercialização, principalmente de pequenos mercados locais. Existe uma tendência de os consumidores buscarem esse pequeno negócio;
• Explore plataformas de comercialização e/ou vitrine de produtos online para encontrar novos clientes. O Sebrae criou a plataforma Mercado Azul para anúncio de produtos e serviços;
• Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e agendas de entregas, criando uma rotina semanal. Ao divulgar a lista de produtos disponíveis, separe-os por grupos de alimentos para melhor visualização;
• Estabeleça um dia e horário da semana para realizar as entregas aos clientes, sempre evitando a aglomeração e o contato físico com as pessoas neste momento. Não se esqueça que é preciso disponibilizar os produtos de forma segura e em condições adequadas de higiene e transporte;
• Utilize a criatividade para o condicionamento do seu kit de produtos por cliente fidelizado para facilitar as entregas. Para isso, realize um planejamento prévio dos produtos que cada cliente deseja consumir semanalmente.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
26 de Dezembro de 2024Sebrae e Prefeitura Municipal capacitam a gestão pública com curso voltado a liderança
SAIBA MAIS26 de Dezembro de 2024
Lagoa Vermelha finaliza primeiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.