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Da Redação
Apesar de não haver risco de desabastecimento de alimentos no país em virtude da pandemia do novo Coronavírus, os pequenos produtores rurais enfrentam o desafio de chegar até o cliente que, por prevenção, mudou os hábitos de consumo e, basicamente, tem se alimentado dentro de casa. Com a perda dos principais canais de venda, que são as feiras, bares e restaurantes fechados temporariamente, os donos de pequenos negócios rurais devem buscar novos canais de comercialização e repensar formas de relacionamento e atendimento ao cliente.
Diante de um momento de crise, é hora de buscar soluções para o negócio e enxergar novas possibilidades, que incluem a realização de parcerias, sejam elas por meio de associações ou cooperativas, para fazer as entregas (delivery) e aumentar o mix de produtos. Além disso, é importante encarar a situação como uma oportunidade de se aproximar do cliente, ouvindo demandas e, assim, fidelizá-lo para que se lembre do seu negócio depois que a crise passar. Por exemplo, como muitos profissionais estão trabalhando em casa em regime de home office, pode ser uma oportunidade para agregar valor ao produto entregando-o em porções menores, já acondicionadas em kits específicos, como um kit de frutas, folhosas e raízes. Também vale incluir um brinde na hora da entrega ou até mesmo uma sugestão de receita.
No Rio Grande do Sul, a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) precisou inovar neste período de isolamento social. “Nós somos 280 pequenos produtores de hortigranjeiros e frutas, e nossos principais clientes são escolas, prefeituras e quartéis. Com a quarentena, perdemos muitos deles e precisamos encontrar outra forma de comercializar a nossa mercadoria”, contou Marcos Regelin, gerente técnico administrativo da cooperativa.
Com a ajuda de organizações como o Sebrae RS, eles lançaram um programa de entrega à domicílio. Os pedidos são feitos por telefone e os clientes recebem as cestas de produtos em casa. “O pessoal aderiu muito, até superou nossas expectativas”, comemora. Uma inovação que surgiu em um momento de crise, e que pode gerar ótimos resultados. “O município de Caxias do Sul tem demanda para que continuemos com esse programa. Para o futuro, estamos planejando um aplicativo que facilite o contato entre a cooperativa e o público. E para isso, precisaremos contratar mais funcionários para darmos conta das entregas”, explicou.
O Sebrae recomenda que este momento de quarentena também seja uma oportunidade para os pequenos produtores rurais reunirem a família para discutir e planejar o empreendimento rural com ações de curto, médio e longo prazo. Além disso, devem rever os investimentos da produção para a próxima safra e, se os recursos estiverem apertados, reprogramar a produção, plantando em menos áreas, sem esquecer da qualidade do processo produtivo.
Atento às necessidades específicas desses empreendedores, o Sebrae preparou um conjunto de sugestões que podem ser adotadas para minimizar os prejuízos com a pandemia do novo Coronavírus:
• Estabeleça novos canais de comercialização, principalmente de pequenos mercados locais. Existe uma tendência de os consumidores buscarem esse pequeno negócio;
• Explore plataformas de comercialização e/ou vitrine de produtos online para encontrar novos clientes. O Sebrae criou a plataforma Mercado Azul para anúncio de produtos e serviços;
• Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e agendas de entregas, criando uma rotina semanal. Ao divulgar a lista de produtos disponíveis, separe-os por grupos de alimentos para melhor visualização;
• Estabeleça um dia e horário da semana para realizar as entregas aos clientes, sempre evitando a aglomeração e o contato físico com as pessoas neste momento. Não se esqueça que é preciso disponibilizar os produtos de forma segura e em condições adequadas de higiene e transporte;
• Utilize a criatividade para o condicionamento do seu kit de produtos por cliente fidelizado para facilitar as entregas. Para isso, realize um planejamento prévio dos produtos que cada cliente deseja consumir semanalmente.
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