Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Produtos ícones gaúchos ganham destaque na Expointer 2019

Carne, vinho e queijo compõem o Espaço Juntos para Competir, no Pavilhão Internacional

atualizado em: 19/08/19

Da Redação

COMPARTILHE
Produtos ícones gaúchos ganham destaque na Expointer 2019

A proposta é mostrar a rastreabilidade dos produtos, ou seja, contar a história do campo à mesa.

Carne, vinho e queijo, produtos ícones gaúchos, ganharam um espaço único, numa iniciativa do Programa Juntos para Competir, elaborado e executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac. Neste local, a proposta é mostrar a rastreabilidade dos produtos, ou seja, contar a história do campo à mesa. Foram organizados dois formatos para contar todos os detalhes para os visitantes. Por meio da exposição de produtos premium serão apresentados carnes, queijos, doce de leite e vinhos gaúchos. A Expointer 2019 acontece de 24 de agosto a 01 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O mapa do Estado do RS localizará as principais regiões produtoras desses três produtos. Já as carnes serão apresentadas em uma vitrine com cortes especiais. Os queijos serrano e colonial, e o doce de leite – fabricados aqui no Estado – estarão expostos nas prateleiras e nas vitrines refrigeradas. Os vinhos de 30 vinícolas gaúchas ganharão espaço nas prateleiras em uma disposição por região produtora: Serra, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra para que o visitante possa identificar a origem de cada produto.

A outra proposta deste espaço é contar a história através da rastreabilidade, utilizando um QR code. André Bordignon, gestor do Juntos para Competir no Sebrae RS, explica que o visitante poderá escolher no setor de leite e derivados entre o QR code do queijo serrano ou do queijo colonial, para conhecer a história do produto desde o leite ao queijo e também o produtor deste queijo. Na história da carne, o visitante poderá escolher entre quatro cortes: entrecot, assado de tira, shoulder e T-Bone e conhecer a origem. “A proposta de trabalho do Juntos para Competir é sempre de inovação e tecnologia como forma de evidenciar as qualidades dos produtos gaúchos. Temos produtos de excelência e queremos mostrar as garantias que temos desde a produção com alta qualidade até a mesa do consumidor. O QR Code possibilitará mostrarmos o caminho percorrido pelos produtos até a mesa do consumidor, sua história e suas características, evidenciando todas as garantias de um produto de alta qualidade”, complementa Antonio Jose Aguinaga, Assessor da Superintendência do Senar-RS e gestor do Programa JPC.

A descoberta inicia localizando os cortes na carcaça do animal e depois conhecendo o produtor do animal e o sistema produtivo utilizado para chegar a esta carne de qualidade. Tanto no queijo quanto na carne, o visitante ainda leva de brinde uma receita com o queijo ou a carne selecionada. Seguindo o mesmo princípio de descobertas e conhecimento, serão quatro vinhos para explorar com o QR code. Tannat – Terroir Campanha gaúcha, Merlot – Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, Espumante Brut – Indicação de procedência Pinto Bandeira e o Vinho da uva Lorena, que é um cultivar gaúcho desenvolvido pela Embrapa Uva e vinho. Neste espaço, o visitante poderá também imprimir mais informações sobre os vinhos e as regiões produtoras.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, mais de 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O produtor rural interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Abril de 2024

Educadores de Encruzilhada do Sul exploram inovação educacional na Escola Comunitária Aldeia Lumiar

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2024

Sebrae promove capacitações sobre a nova Lei de Licitações Públicas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: