Mais buscados: Mei credito SEI BOAS Praticas Consultoria
Da Redação
O cronograma de ações do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS está em ritmo acelerado em Campo Bom. As capacitações do Eixo de Educação – um dos quatro pilares centrais do programa – preveem para setembro a realização dos workshops ‘‘Professor Empreendedor’’ (15/09) e ‘‘Princípios de Educação Empreendedora’’ (22/09). As oficinas irão capacitar um grupo de 30 docentes do município e têm o objetivo de sensibilizar sobre a importância do papel que desempenham como agentes-chave do desenvolvimento local.
Ainda em setembro, no dia 17, será a vez de professores de anos iniciais (4º ano) ampliarem seus conhecimentos no workshop ‘‘Competências socioemocionais: emoções e empatia’’. A oficina visa estimular os docentes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos seus alunos, ampliar a visão de mundo e despertar protagonismo juvenil. Na última semana, 20 professores concluíram a capacitação em Educação Financeira. Outras capacitações serão realizadas nos meses de outubro e novembro.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, o Eixo de Educação oportuniza aos estudantes conhecimentos e experiências ricas e que favorecem o desenvolvimento crítico e criativo. ‘‘As parcerias, como a que temos com o Sebrae RS, têm uma importância muito grande e fazem a diferença na vida das pessoas. O município de Campo Bom já é conhecido por seu perfil empreendedor, por isso levamos o tema para a sala de aula, pois essa é uma cultura que precisa ser fomentada com conceitos básicos’’, destaca.
Nesta mesma linha, a secretária de Educação do município, Simone Schneider, explica que as capacitações são oportunas uma vez que contemplam de forma direta demandas que os professores trazem visando qualificar ainda mais a sua prática do cotidiano. ‘‘Elas associam teoria e prática de uma forma muito dinâmica, explorando metodologias inovadoras para o desenvolvimento das habilidades e competências. Estamos muito felizes com o retorno às formações presenciais, pois permitem uma maior interação’’, comemora.
Sobre o Cidade Empreendedora
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.