Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi SEI CRÉDITO consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa Cidade Empreendedora chega a Santiago

Lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 01/07, em solenidade na Casa do Empreendedor

atualizado em: 01/07/22

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Santiago começa o mês de julho selando parceria com o Sebrae RS no Programa Cidade Empreendedora, que será desenvolvido ao longo dos próximos  dois anos. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 01 de julho, às 10h, em solenidade na Casa do Empreendedor.

Articulada pelo Sebrae RS em âmbito estadual junto às prefeituras locais, o programa tem como objetivo engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

“Ao longo de décadas, Santiago se tornou conhecida no Estado como ‘Terra dos Poetas’, considerando a força da área cultural e de seus talentos na música e na literatura. E muito nos orgulha que, nos últimos anos, tem também se tornado conhecida como uma cidade com viés empreendedor”, afirma o prefeito Tiago Gorski Lacerda.

Ele destaca que, a cada ano, centenas de novas empresas investem no município, fortalecendo a economia local e gerando oportunidades de trabalho. “A Prefeitura tem atuado como uma fomentadora do desenvolvimento,  por meio da Casa do Empreendedor/Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Cada vez mais, esse é o caminho que vamos fortalecer”, projeta.

O gerente regional do Sebrae, Maico Fabiano Fernandes, diz que o Programa Cidade Empreendedora proporcionará mais formalização, acesso a ferramentas de gestão e um ambiente menos burocrático, mais ágil para quem quer empreender. “E Santiago é uma cidade importante dentro da nossa regional, pois já desenvolve inúmeras iniciativas com êxito. A tendência é uma evolução ainda maior”, considera.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sadi João Gioda Neto, a parceria com o Sebrae RS chega para ajudar a construir novas perspectivas e executar ações que vão transformar o dia a dia dos santiaguenses.  “Empreender transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, declara. Segundo ele, nos últimos anos, o município  tem se fortalecido na região do Jaguari e vem sendo reconhecido por suas iniciativas, com o crescimento de oportunidades em diversas áreas.

O Programa terá gestão compartilhada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Educação e Cultura, e foco nos eixos Empreendedorismo, Gestão Pública, Educação Empreendedora, Desburocratização e Compras Públicas. Gioda explica que essa dinâmica de colaboração já existe de outras iniciativas, por meio de cursos de qualificação profissional, palestras e formações envolvendo o público das escolas, com cases de sucesso locais e regionais.

Entre os projetos a serem desenvolvidos inicialmente, o secretário destaca o fortalecimento das ações da Escola do Empreendedor, tanto na educação de base quanto na qualificação profissional;  qualificação da comunicação com as empresas locais, para ampliar sua participação nas compras públicas; e o diagnóstico das atividades da Casa do Empreendedor. “Um projeto que quero desenvolver também  é a concretização de um hub municipal de inovação, para fortalecer o  empreendedorismo tecnológico”, reforça.

O evento de lançamento do Programa, nesta sexta-feira, contou com a presença do prefeito Tiago Gorski Lacerda, secretários municipais, representantes do Centro Empresarial de Santiago, do Sebrae, do Sindicato Rural, da Associação da Mulher Empreendedora, vereadores, empresários e contadores.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Agosto de 2022

Cachaçaria orgânica da Serra Gaúcha completa 20 anos em franco crescimento

SAIBA MAIS

 

12 de Agosto de 2022

Farroupilha realiza semana de formação em Educação Empreendedora para mais de 500 professores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: