Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

Cerca de 1.100 horas foram dedicadas ao Eixo de Inovação na cidade desde 2022 

atualizado em: 27/03/24

Da Redação

COMPARTILHE

Gravataí celebra resultados notáveis alcançados por meio do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae RS desde 2022. Esta colaboração impulsionou uma série de iniciativas para construir um ambiente propício ao surgimento de novos negócios, divididas em cinco eixos: gestão municipal, desburocratização, compras governamentais, educação empreendedora e inovação. 

Um dos pontos altos do programa foi o foco no fortalecimento de projetos inovadores, consolidando Gravataí como um dos mais promissores polos de desenvolvimento para startups no Rio Grande do Sul. “Mais de 1.100 horas do programa foram dedicadas à inovação, sem contar as mais de 600 pessoas atendidas por meio das agendas que realizamos. Implementamos uma cultura de inovação na cidade com o objetivo de estimular a criação de novas startups e todo um ecossistema promissor”, afirma Helena Perinotti, gestora de Políticas Públicas do Sebrae RS. 

Para Selma Fraga, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, o Programa Cidade Empreendedora influenciou no desenvolvimento da inovação na cidade, gerando impactos positivos para toda a população. “A inovação é essencial para impulsionar o crescimento econômico, criar empregos, diversificar a economia e melhorar a qualidade de vida em Gravataí. Então, ao cultivar um ambiente propício à inovação e apoiar empreendedores locais, a cidade colhe os benefícios de uma economia mais dinâmica e próspera”, destaca a Secretária. 

Uma das iniciativas destaques foi a realização de três edições do programa de aceleração de startups e empresas de base tecnológica da marca de inovação do Sebrae, o StartupRS. “Com essas turmas, fomentamos não só o crescimento dos negócios, com cases de startups nascendo na cidade e startups que já estão sendo investidas e aceleradas, mas também uma interação entre empreendedores locais e especialistas do setor, criando uma rede robusta de apoio e colaboração”, pontua João Neto, gestor de Projetos de Inovação do Sebrae RS. 

Para marcar a finalização do programa na cidade, Gravataí promoveu o Hackathon – O Futuro do Varejo durante os dias 14, 15 e 16 de março. Neste evento, 36 participantes foram convidados a colaborar e apresentar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor varejista local. “Foi o encerramento com chave de ouro, demonstrando o potencial criativo da comunidade e destacando o protagonismo jovem como força para o futuro do município”, finaliza Neto. 

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS, voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Abril de 2024

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

SAIBA MAIS

 

12 de Abril de 2024

Desenvolvimento Sustentável: Turismo de Natureza em Triunfo avança com o Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: