
Mais buscados: mEI crEdito Sei boas praticas consultoria

Da Redação
Mais de 20 ecossistemas de inovação já foram ativados em municípios de diferentes regiões do Estado e cerca de dez Leis Municipais de Inovação foram implementadadas entre 2019 e 2024. Esses são resultados do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae RS, que tem mobilizado lideranças locais e estruturado políticas públicas voltadas à inovação, promovendo transformação social e econômica no interior do Estado.
Um exemplo é Ijuí, que se prepara para grandes avanços na área de tecnologia e inovação. A partir de 2025, o município, localizado no noroeste do Estado, contará com um fundo com recursos exclusivos para a área inovação, previsto na Lei Municipal nº 7.510/2023. A mesma lei criou o Conselho Municipal de Inovação, já em atividade, e possibilitará a implantação de um sandbox regulatório, que dará suporte jurídico para o teste de novas tecnologias no município. O segundo ciclo do Cidade Empreendedora iniciou este ano, com o desenvolvimento de consultorias para regulamentação da Lei de Inovação e implantação dos incentivos previstos na legislação.
“O Sebrae foi um dos parceiros que mais nos ajudou a ganhar tração e velocidade na área de inovação e empreendedorismo na cidade. Ijuí já possuía iniciativas embrionárias em inovação, mas, com a entrada do Sebrae RS, conseguimos estruturar nosso ecossistema de inovação. Foi assim que nasceu o Impulsa, que hoje é um dos organismos mais dinâmicos da nossa cidade”, salienta o coordenador de Inovação do Município de Ijuí, Cristiano Goi Palharini.
O Sebrae RS atua em parceria com Ijuí no Cidade Empreendedora desde 2021. Em 2023, o Impulsa conquistou reconhecimento nacional ao receber o primeiro lugar no ELI Summit, realizado em Recife. Agora, no segundo ciclo do programa, o foco está na regulamentação da Lei de Inovação e na implantação dos incentivos previstos na legislação. O programa Cidade Empreendedora desempenha um papel fundamental no fortalecimento econômico dos municípios. Um dos destaques do programa é o trabalho para criar movimentos emergentes de inovação no interior do Estado, integrando poder público, empresas, universidades e sociedade civil, conforme Fernanda Dall’Agnol, Coordenadora do Programa Cidade Empreendedora. Mais de 10 leis de inovação, foram construídas com os ecossistemas e aprovadas.
“Prestamos essa consultoria auxiliando na elaboração dos projetos de lei de inovação e estruturação de ecossistemas de inovação e temos visto que muitos municípios estão conseguindo evoluir muito. Algo que chama atenção é que muitos estão conseguindo trabalhar a inovação e o empreendedorismo nas escolas, na base. Desse modo, a criação de legislações específicas, como ocorreu em Ijuí, estimula melhores políticas públicas, o desenvolvimento e fortalecimento de um ecossistema de negócios inovadores e tecnológicos”. , destaca Alexandre Baraldi Tonin, consultor do Sebrae RS.
A experiência de Ijuí e de outros municípios reforça o potencial dos ecossistemas de inovação para transformar o interior do Rio Grande do Sul em um ambiente favorável à tecnologia, criatividade e desenvolvimento econômico sustentável.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Janeiro de 2026Passo do Sobrado assina contrato do Programa Cidade Empreendedora Retomada
SAIBA MAIS22 de Dezembro de 2025
Com apoio do Sebrae RS, Barão de Cotegipe avança no fortalecimento do ambiente de negócios
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.