Mais buscados: mei credito sei boas Praticas consultoria
Da Redação
‘‘Nossa ideia é construir um ambiente de crescimento e desenvolvimento dos negócios junto com quem fomenta o empreendedorismo’’. Assim o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, resume o objetivo do município ao aderir ao Programa Cidade Empreendedora. Desenvolvida no Rio Grande do Sul desde 2019, a iniciativa será conduzida ao longo dos próximos dois anos e tem como objetivo a transformação local de cidades gaúchas a partir de um robusto planejamento de quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora.
A assinatura do contrato ocorreu no último dia 07/10, em reunião que celebrou os 57 anos da Azonasul – Associação dos Prefeitos da Região Sul. Em Canguçu, a visão empreendedora dos agentes públicos foi além, e o programa contará ainda com três eixos complementares que também darão sustentação às ações necessárias para a aceleração do desenvolvimento do município: Plano municipal de desenvolvimento, Plano de Mercado e a valorização das empresas locais.
Pegoraro destaca a visão ampla que o programa é baseado, ressaltando, por exemplo, a atenção aos jovens – no caso do Eixo Educação Empreendedora – e à cadeia produtiva das empresas locais que serão beneficiadas por meio de um trabalho intenso capitaneado pela secretaria da Fazenda, em especial, no que tange a preparação para participarem de licitações públicas. ‘‘É responsabilidade do Poder Público tratar da questão econômica, de infraestrutura e desenvolvimento social, saúde e educação. E para que estas políticas públicas avancem é fundamental o desenvolvimento econômico. Neste sentido, o Sebrae RS é um grande parceiro incentivador do empreendedorismo”, acrescenta.
Realizado em diversas localidades do Rio Grande do Sul, o Cidade Empreendedora visa engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Em seu primeiro eixo central – Liderança -, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.