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Da Redação
Como vender melhor na internet? Essa é uma das dezenas de perguntas que todo empresário faz quando quer migrar o negócio para o mundo virtual. Porém, nem todos se dão conta de que o sucesso nas vendas é resultado da estratégia do negócio e não da plataforma usada, que é uma das ferramentas.
“A maior dor dos empresários no modelo de e-commerce é o baixo volume de vendas porque a maioria transfere a mesma maneira de administrar o negócio físico para a internet. Vender online requer uma estratégia diferente de venda offline. Conhecer o público, ter um conteúdo relevante e uma boa oferta são estratégias que podem ajudar”, destaca a analista do Sebrae RS Katia Boeira Santana.
Muitas vezes, o empresário alterna entre plataformas achando que o negócio não está dando certo por conta do ambiente virtual. Esse e outros, são erros comuns que o Sebrae RS pode ajudar a superar com o projeto “E-Commerce RS – Gestão e Performance em Comércio Eletrônico”, que está na terceira edição. A iniciativa apresentou resultados expressivos para empresas da região do Vale do Sinos, por exemplo. Entre eles, o aumento no senso crítico sobre a estratégia de marketing digital, a melhora no layout da loja virtual, entre outros. Isso proporcionou inúmeros benefícios aos empreendedores como o aumento no faturamento que, em alguns casos, chegou até 200%.
O desempenho aconteceu através de consultorias de marketing digital, redes sociais, processos de venda na internet, capacitações e eventos, em que as empresas receberam orientações e traçaram estratégias para agregar valor aos seus negócios. “O Sebrae RS conseguiu viabilizar um atendimento de qualidade para o e-commerce desses negócios, que sofrem uma carência gigantesca de uma estratégia adequada”, comenta Katia.
Nesses dois últimos anos, participaram da iniciativa cerca de 40 empresas de moda, alimentação, decoração, comércio de peças automotivas, vinhos, entre outros segmentos.
Novos projetos para 2020
Para 2020, existem dois novos projetos: um para empreendedores com vendas online em fase inicial e outro para negócios com e-commerce mais avançado. No primeiro, os empresários receberão conteúdos introdutórios de como vender melhor na internet. No segundo, as consultorias atuarão para qualificar as estratégias de comercialização que já estão em andamento nas empresas, com capacitação em análise e cruzamento de dados, indicadores financeiros e marketing digital. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail katiabs@sebraers.com.br.
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