Mais buscados: MEi crEdito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Iniciativa através de uma parceria entre FINEP, FAPERGS, BADESUL e SEBRAE RS, o edital Tecnova III destinou R$ 29,1 milhões para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, bem como para aceleração e internacionalização de empresas.
Programa de subvenção econômica, a iniciativa visa fomentar a inovação e impulsionar setores estratégicos, alinhados às políticas públicas de inovação do RS e do País. As 49 empresas selecionadas participaram de workshop de abertura do projeto nesta terça-feira (25/02), à tarde, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
“Trata-se de um programa super relevante de fomento para as empresas inovarem. Os seus impactos e o potencial de promover crescimento e transformação entre os participantes é significativo. Com isso, reforça o compromisso do Sebrae RS no apoio ao ecossistema de inovação. No evento, as 49 empresas selecionadas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, entender o funcionamento do programa e saber mais dicas de execução dos projetos, prazos e próximos passos”, salienta Gustavo Moreira, Especialista em Inovação do Sebrae RS.
Com o Tecnova, o crescimento de negócios inovadores é viabilizado através do repasse de recursos financeiros, apoiando no desenvolvimento de produtos, na melhoria de processos e na redução dos riscos financeiros. Além disso, são realizadas capacitações e acompanhamento presencial da execução dos projetos selecionados. Já os recursos são destinados para aquisição de materiais de consumo, serviços, pagamento de pessoal sempre relacionado ao projeto específico.
Entre as empresas de edições anteriores do programa, o especialista destaca a Regenera, que desenvolveu um portfólio de produtos biossurfactantes e bioemulsificantes oriundos da Amazônia Azul; a Elysios, que criou solução de aprendizagem de máquina e sensoriamento inteligente para agricultores familiares; e a QuatroG, que desenvolveu um kit nacional para extração de DNA e RNA por nanopartículas magnéticas.
“O Tecnova é um catalisador para a melhoria das condições econômicas, sociais e tecnológicas do RS. Estimula a inovação regional, promove a geração de empregos e capacitação profissional, além de atrair investimentos externos e desenvolvimento de infraestrutura local”, salienta Moreira.
De um total de 366 projetos, foram contemplamos 49 projetos de 15 cidades diferentes no edital de 2024. Isso representa oito regiões distintas em áreas como agronegócio, energia, manufatura, saúde e TIC.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Abril de 2025Dois anos de transformação: Piratini colhe frutos do Programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAIS16 de Abril de 2025
Empreendedores de diferentes partes do Brasil se mobilizam para participar da Feira Brasileira do Varejo
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.