Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI credito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Programa do SEBRAE RS estimula a formação de franquias

Iniciativa está na segunda fase, em que empresas planejam a modelagem do novo negócio. Entre elas está a Decorador em Casa, empreendimento localizado em Porto Alegre

atualizado em: 26/04/17

Da Redação

COMPARTILHE
Rodrigo Baierle é o gestor do projeto de franquias do SEBRAE RS (Foto: SEBRAERS)

Rodrigo Baierle é o gestor do projeto de franquias do SEBRAE RS (Foto: SEBRAERS)

Porto Alegre – Diante do alto potencial do mercado de franquias, o SEBRAE RS desenvolveu, em 2016, um projeto direcionado exclusivamente para quem deseja expandir sua empresa a partir desse formato de negócio. A iniciativa conta com apoio técnico da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os empreendimentos que foram atendidos no ano passado estão desenvolvendo um novo modelo de operação, entre eles a Decorador em Casa, de Porto Alegre, que pretende iniciar as franquias até o final de 2017.

Conforme explica o gestor do projeto Franquias RS da Regional Metropolitana do SEBRAE RS, Rodrigo Baierle da Silva, o objetivo é captar e auxiliar pequenas empresas gaúchas que queiram replicar o sucesso de seus negócios. “O programa esclarece todo o funcionamento de uma franquia, incluindo aspectos jurídicos e financeiros, para então identificarmos o potencial daquele empreendimento”, destaca.

ABF foi responsável por ministrar, na primeira fase, o Programa de Capacitação em Franchising, totalizando oito módulos com 64 horas de duração. “A Decorador em Casa está na segunda fase, que estimula a criação do modelo de negócios para implantar a rede de franquia. Essa é a parte mais prática de todo o processo”, disse Silva. Ele informa também que 90% das empresas participantes na primeira fase chegaram ao final com um projeto em condições de receber continuidade.

Praticidade para alcançar o sucesso

O sócio diretor da Decorador em Casa, Vinicius Rabelo, conta que a empresa surgiu em 2013 para atender um público que sentia desejo e necessidade de fazer mudanças em sua residência, de forma descomplicada. “Geralmente, as pessoas ficam reticentes em contratar o serviço de um arquiteto ou decorador porque idealizam como um algo elitizado. Nossa proposta, então, se constitui em desconstruir essa ideia, prestando consultoria de forma objetiva e prática”, detalha. Segundo pesquisa divulgada em 2015 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), 80% da população brasileira nunca teve contato com profissionais desse setor.

Com o serviço proposto, o cliente entra em contato por telefone ou pelo site e explica o que deseja fazer. A partir disso, é realizada uma visita presencial com um tempo já determinado, que pode variar entre 1h, 1h30 ou 2h, de acordo com a tarefa solicitada. “Esse é um dos diferenciais. Trabalhamos com tempo determinado e, assim, geramos um custo menor”, ressalta. Após a visita é elaborado um relatório e o planejamento das modificações, junto com uma lista de fornecedores. “O cliente ficará com o projeto para aplicar quando quiser, seja ele mesmo ou com acompanhamento de um profissional”, comenta Rabelo.

Essas características do negócio fizeram o empreendedor vislumbrar, desde o início, a possibilidade de franquear. O desafio era operar e manter as características originais, que são a simplicidade no atendimento e a orientação conforme a vontade e a necessidade do contratante. “Primeiro precisávamos ter uma experiência maior de mercado. Hoje, contabilizamos mais de 300 consultorias. Depois, com o projeto do SEBRAE RS, fomos ajustando o que precisava”, relembra. Em processo adiantado de implantação, o empresário conta com a experiência de uma arquiteta licenciada em São Paulo como base para verificar o funcionamento da futura rede. “Ela replica nosso modelo por lá, e tem dado certo. Isso foi importante para validarmos o projeto atual. O próximo passo será, inclusive, torná-la uma franqueada”, finaliza. Informações sobre a empresa podem ser obtidas pelo site decoradoremcasa.com.br

Interessados podem participar da primeira fase do programa, que ainda conta com vagas em aberto. O contato pode ser feito pelo whatsapp (51) 98021-2962 ou pelo email rodrigobs@sebrae-rs.com.br, com Rodrigo Baierle Silva. Em 2018 a intenção do SEBRAE RS é orientar o grupo na comercialização e expansão da rede.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Veja Mais

Sebrae RS lança UP Digital 2020 - Unindo Perspectivas

Sebrae RS lança UP Digital 2020 - Unindo Perspectivas

Frederico Westphalen: 100% dos usuários reconhecem o trabalho da Sala do Empreendedor

Frederico Westphalen: 100% dos usuários reconhecem o trabalho da Sala do Empreendedor

Sala do Empreendedor de Uruguaiana busca Selo Prata

Sala do Empreendedor de Uruguaiana busca Selo Prata

Notícias

29 de Outubro de 2020

Sebrae RS lança UP Digital 2020 - Unindo Perspectivas

SAIBA MAIS

 

29 de Outubro de 2020

Frederico Westphalen: 100% dos usuários reconhecem o trabalho da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/10/2020 08:45

Sebrae RS e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado levam matchmakings para a 29ª Mercopar

Sebrae RS Podcast 28/10/2020 18:10

Up Digital tem como foco transformação digital para empresas e estudantes​

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: