Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Programa Inovativa Brasil reconhece empresas gaúchas

Herself e Real Networking foram finalistas do ciclo de mentorias 2017 e se destacaram em suas respectivas categorias de atuação

09/01/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Duas empresas gaúchas foram destaque no programa de aceleração para startups Inovativa Brasil, iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae, com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Durante o segundo semestre de 2017, a Herself e a Real Networking participaram de mentorias e capacitações. A ação atendeu empresas inovadoras de todo o Brasil em diversos segmentos de atuação.

Conforme explica o técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS Gustavo Moreira “o Inovativa Brasil oferece acompanhamento e atividades gratuitas em quatro etapas: modelagem e validação da proposta de negócio dos participantes, facilitação de acesso ao mercado, planejamento financeiro e acesso a capital”, disse. A mentoria é um dos pilares do programa, segundo Moreira. Atualmente, são 600 mentores formais. As startups contam com acompanhamento individual, além das mentorias coletivas. “Elas têm, também, a possibilidade de apresentar sua ideia para investidores e executivos de grandes empresas, bem como a integração com outros programas públicos e privados de fomento a startups”, ressalta o técnico. No final, as selecionadas participam do Demoday, que é a apresentação desses empreendimentos de destaque para potenciais investidores.

Criada durante a turma 3 do Startup RS, iniciativa do Sebrae RS, em 2016, a Real Networking é uma plataforma colaborativa de conhecimento para empresas. O fundador Diego Peruchi observou, pela sua experiência em gestão, que muitas corporações tinham problemas semelhantes. “Além disso, existia um baixo aproveitamento dos treinamentos para absorção de novos conhecimentos e uma enorme dificuldade de saber como os outros lidavam com isso. As trocas ficavam muito restritas às redes de contatos pessoais dos colaboradores”, disse.

O destaque pelo Inovativa Brasil na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação: Soluções B2B, Big Data e Internet das Coisas, de acordo com Peruchi, gerou visibilidade e novas oportunidades. “Para nós, foi um reconhecimento de especialistas e investidores do mercado sobre o potencial e o impacto que a empresa pode atingir. Nos abriu muitas portas”, destaca.

Foco no bem-estar das mulheres

As sócias da Herself comemoram o sucesso do produto (Foto: Divulgação)

Já a sócia fundadora da Herself, Raíssa Assmann Kist, trabalhou a autoestima e o conforto da mulher como pontos de partida para a criação de um negócio novo no Brasil. “Pensamos nas medidas que as mulheres adotam durante o período menstrual; no descarte e no bem-estar que elas sentem. Pesquisamos ideias no exterior e chegamos até a ideia de uma calcinha menstrual que dispensa os outros protetores descartáveis, reduzindo o impacto ambiental”, conta.

Raíssa e a sócia Nicole Zagonel criaram um financiamento coletivo para desenvolvimento do produto e dos protótipos. “Com isso, validamos os valores, canais de venda e diminuímos os riscos iniciais”, comenta Raíssa. Dessa forma, as empresárias iniciaram a mentoria do Inovativa com a ideia formatada. “Mesmo assim, foi tudo muito importante para nós por se tratar de algo novo, sem legislação específica. Então, recebemos uma atenção bem criteriosa durante o processo”, relembra. O resultado foi o destaque na categoria Impacto Social. Para 2018, a dupla pretende reforçar o trabalho de e-commerce e o desenvolvimento de novos produtos.

O Inovativa Brasil 2017/2 recebeu mais de 900 inscrições e finalizou com 123 finalistas para o Demoday, em São Paulo. Foram escolhidas 12 startups destaque no total.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Agosto de 2018

Serra Gaúcha terá projeto para qualificar empresas de saúde

SAIBA MAIS

 

20 de Agosto de 2018

A máquina que serve medicamentos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 15:09

Sebrae RS realiza palestra on-line sobre investidor anjo

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 14:29

Carne gaúcha é um dos destaques do Salão do Empreendedor

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: