Mais buscados: mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – O estande do Programa Juntos para Competir, ação desenvolvida pela FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS registrou bons resultados na Expointer 2015. No espaço localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foram contabilizados 5.555 atendimentos. O estande do programa contou com diversas atrações, como a Estufa Conceito, que mostrou alta tecnologia no cultivo protegido, a Vitrine da Carne da Gaúcha e um espaço destinado à eficiência energética, além da Vitrine do Leite, este ano apresentada no Pavilhão do Gado Leiteiro.
A novidade de 2015 foi a instalação de uma estufa para a produção de verduras e frutas, que apresentou aos visitantes três situações de cultivo protegido: sistema hidropônico (folhosas), semi-hidropônico (morangos em substrato) e cultivo de tomates em vasos. No espaço foi apresentado o conceito de alta produção, com uso de tecnologias modernas como a irrigação por gotejamento, a ferti-irrigação e sistema de controle com central computadorizada. Também foram exploradas questões de sustentabilidade como o aproveitamento da água da chuva e a utilização de energia solar. Outro destaque do espaço é a possibilidade de controlar o funcionamento da estufa através de um aplicativo para celular. A estufa trouxe para a Expointer tecnologias que já estão sendo utilizadas pelo produtor rural e fazendo grande diferença em qualidade e produtividade. O espaço registrou a presença de 1.762 pessoas na feira.
Na Vitrine da Carne Gaúcha, que chegou à sua 7ª edição, foi apresentada a qualidade da carne bovina, ovina e suína produzida pelos produtores gaúchos. O consultor que conduzia as dinâmicas de desossa na Vitrine ressaltou ao público visitante a qualidade das carcaças tanto da parte traseira como do dianteiro dos animais. Ao mesmo tempo, um chef de cozinha preparava receitas com os cortes selecionados. As dinâmicas realizadas durante a feira reuniram 2.753 pessoas. No local, os visitantes também puderam se cadastrar em totens e imprimir receitas com a carne de sua preferência.
Na segunda edição da Vitrine do Leite na Expointer foram contabilizados 890 atendimentos. O espaço trouxe informações sobre técnicas empregadas na cadeia leiteira gaúcha para a promoção da excelência e qualidade. As visitas orientadas mostraram todas as etapas de produção, desde o manejo de pastagens para alimentação do gado leiteiro, ordenha, armazenamento, até o processamento na indústria. A segunda etapa, conduzida por uma nutricionista, apresentou receitas a partir do leite, como iogurte, queijos e ambrosia.
No espaço de eficiência energética 150 visitantes tiveram acesso aos conceitos de sustentabilidade e a aplicabilidade dessas ideias nos sistemas de produção agropecuários. Além disso, os consultores das entidades ressaltaram aos visitantes que as energias renováveis (solar, eólica e biodigestores) são práticas possíveis e viáveis economicamente.
Conforme o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto, o programa Juntos para Competir, criado há oito anos, consiste em ações integradas com foco em três pilares: gestão, tecnologia e acesso à mercado. “A partir de um conjunto de atividades e capacitações, o produtor rural fortalece seus processos de gestão e conduz seus negócios de forma estratégica”. Sperotto acrescenta, ainda, que o programa contribui para que toda tecnologia existente e validada pelas instituições de pesquisa do setor esteja ao alcance dos produtores e que seja, efetivamente, utilizada por grande parte das propriedades rurais.
Outras ações
Outra iniciativa do Programa Juntos Para Competir foi trazer à feira missões de produtores das regiões Planalto, Vale do Taquari e Rio Pardo e Sul. Para o gerente setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, os produtores rurais precisam ter a oportunidade de participar de eventos como a Expointer e, dessa forma, estarem presentes em diferentes fóruns de discussão e de conhecimento que ocorrem na feira.
O estande do Juntos Para Competir também foi importante como sede de encontros entre entidades na feira, como a reunião entre diretores das três entidades com a direção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a recepção a integrantes da Câmara Agrícola Lusófona (CAL), que trouxe a Esteio empresários de Portugal, em busca de informações e conhecimento.
O programa Juntos para Competir teve como objetivo apresentar na feira a qualidade da produção agropecuária gaúcha para a população, em especial aos consumidores dos centros urbanos. “Da mesma forma, o Juntos considera importante aproximar os elos produtivos para fortalecer a sinergia, gerando maior percepção de que o agronegócio funciona através de uma complexa cadeia, e que se fortalece com a união de todos”, ressalta o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho.
Todo conhecimento e tecnologia explorados pelo programa na Expointer poderá ser acessado através da rede de atendimento do SEBRAE/RS e/ou nos Sindicatos Rurais vinculados á FARSUL. Para mais informações entre em contato pela Central de Relacionamento SEBRAE: 0800 570 0800.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.