Mais buscados: mEI CREDITO SEI BOAS Praticas Consultoria
Da Redação
O dia 28 de julho é dedicado especialmente para celebrar o trabalho desse profissional que contribui para uma das maiores fontes de capital para o País.
Cultivar a terra, tratar o campo e cuidar dos animais para produzir alimentos e matéria-prima são algumas das responsabilidades do produtor rural. O dia 28 de julho é dedicado especialmente para celebrar o trabalho desse profissional que contribui para uma das maiores fontes de capital para o País. Além disso, ele é responsável pelos alimentos que estão na nossa mesa e também muitos materiais que usamos diariamente, como o papel, por exemplo. O Brasil é um grande exportador e o Rio Grande do Sul, que está entre os cinco estados com maior Valor Bruto da Produção (VBP), tem a agropecuária como um dos impulsionadores da economia.
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir (JPC), parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Segundo o gestor de projetos do Juntos para Competir no Sebrae RS, André Bordignon, cada uma das cadeias tem projetos com ações específicas. “Cada setor tem problemas e temáticas particulares, por isso cada segmento tem uma estratégia de atuação diferente”, ressalta.
Os projetos trabalham todos os aspectos de uma propriedade rural, desde o conhecimento técnico até a parte de gestão. Conforme Bordignon, os agricultores têm dificuldade de se entenderem como empresários, então esses projetos trabalham também a gestão empresarial, buscando a profissionalização dessas propriedades. “Com a gestão profissional, o produtor começa a enxergar e a tratar a propriedade agrícola como um negócio”, acrescenta.
O objetivo das ações do Juntos para Competir é que esses grupos de produtores trabalhem unidos para fortalecer o setor como parceiros e não concorrentes. A ideia de projetos coletivos é que os participantes possam trocar experiências e conhecimento e, assim, proporcionar maior cooperação. Segundo Bordignon, a maior demanda dos produtores é envolvendo a produtividade, ou seja, como produzir mais e melhor. O gestor de projetos afirma que essa questão é trabalhada juntamente com a qualificação.
Todos os municípios gaúchos são contribuintes para o crescimento da agricultura, uma vez que eles têm atividade agrícola das mais variadas cadeias. “O Rio Grande do Sul tem o agro muito expressivo e uma grande quantidade de propriedades agrícolas, por isso o Juntos para Competir está tão presente nessa área”, acrescenta o gestor.
O agricultor interessado pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
18 de Março de 2025Projeto com lançamento em Santiago fomenta exportação de mel e derivados apícolas gaúchos
SAIBA MAIS18 de Março de 2025
Municípios podem se inscrever para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.