Mais buscados: mei crédito SEI Boas praticas consultoria
Da Redação
O dia 28 de julho é dedicado especialmente para celebrar o trabalho desse profissional que contribui para uma das maiores fontes de capital para o País.
Cultivar a terra, tratar o campo e cuidar dos animais para produzir alimentos e matéria-prima são algumas das responsabilidades do produtor rural. O dia 28 de julho é dedicado especialmente para celebrar o trabalho desse profissional que contribui para uma das maiores fontes de capital para o País. Além disso, ele é responsável pelos alimentos que estão na nossa mesa e também muitos materiais que usamos diariamente, como o papel, por exemplo. O Brasil é um grande exportador e o Rio Grande do Sul, que está entre os cinco estados com maior Valor Bruto da Produção (VBP), tem a agropecuária como um dos impulsionadores da economia.
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir (JPC), parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Segundo o gestor de projetos do Juntos para Competir no Sebrae RS, André Bordignon, cada uma das cadeias tem projetos com ações específicas. “Cada setor tem problemas e temáticas particulares, por isso cada segmento tem uma estratégia de atuação diferente”, ressalta.
Os projetos trabalham todos os aspectos de uma propriedade rural, desde o conhecimento técnico até a parte de gestão. Conforme Bordignon, os agricultores têm dificuldade de se entenderem como empresários, então esses projetos trabalham também a gestão empresarial, buscando a profissionalização dessas propriedades. “Com a gestão profissional, o produtor começa a enxergar e a tratar a propriedade agrícola como um negócio”, acrescenta.
O objetivo das ações do Juntos para Competir é que esses grupos de produtores trabalhem unidos para fortalecer o setor como parceiros e não concorrentes. A ideia de projetos coletivos é que os participantes possam trocar experiências e conhecimento e, assim, proporcionar maior cooperação. Segundo Bordignon, a maior demanda dos produtores é envolvendo a produtividade, ou seja, como produzir mais e melhor. O gestor de projetos afirma que essa questão é trabalhada juntamente com a qualificação.
Todos os municípios gaúchos são contribuintes para o crescimento da agricultura, uma vez que eles têm atividade agrícola das mais variadas cadeias. “O Rio Grande do Sul tem o agro muito expressivo e uma grande quantidade de propriedades agrícolas, por isso o Juntos para Competir está tão presente nessa área”, acrescenta o gestor.
O agricultor interessado pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
15 de Julho de 2025Sala do Empreendedor de Agudo está entre as que mais realizaram atendimentos às MPEs na região centro
SAIBA MAIS15 de Julho de 2025
26 Salas do Empreendedor da região centro somam 11,9 mil atendimentos às MPEs no primeiro semestre
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.