Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa Lider – processo de desenvolvimento regional

Iniciativa desenvolvida pelo Sebrae RS nas regiões Fronteira Oeste, Campanha e Sul foi apresentada a secretários de estado do RS

atualizado em: 12/07/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Um programa que está mudando para melhor as regiões Fronteira Oeste, Campanha e Sul, através da mobilização de suas lideranças, foi apresentado aos secretários estaduais da Agricultura, Odacir Klein, e do Meio Ambiente, Ana Pellini, pelo diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, nessa quarta-feira, 11 de julho. O programa Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelo Sebrae desde 2015 nessas regiões, é uma ferramenta que mobiliza e estimula gestores dos setores público, privado e terceiro setor, a atuarem de forma empreendedora, fomentando o desenvolvimento territorial em que estão inseridos.

Programa Lider – processo de desenvolvimento regional

Reunião reuniu também representantes da Emater e especialistas do Sebrae RS (Foto: Sebrae RS)

Antes, o presidente do Conselho Deliberativo da organização, Gedeão Pereira, destacou que a iniciativa realiza as conexões entre as inteligências existentes e as cadeias produtivas que são naturais e próprias daquela região do Estado. “Faço parte desta iniciativa, não como presidente do Sebrae RS, mas como uma liderança local, e toda a mobilização que foi feita já está rendendo bons frutos. Depois de quatro anos de atividades e capacitações, o Lider não é mais um programa do Sebrae RS, é da região Fronteira Sul em benefício do desenvolvimento de nosso Estado”, introduziu Gedeão.

Fialho explicou a metodologia do Lider que, durante 10 meses e inúmeros encontros, qualificou 126 lideranças, representantes de 43 municípios, para que levantassem as principais necessidades e gargalos locais. “A partir daí nasceram os eixos estratégicos cujos projetos estão em desenvolvimento ou prontos para serem colocados em práticas. Neste primeiro momento, o grupo elencou os segmentos leite, carne, vinho e turismo”. Segundo o diretor do Sebrae RS, além dos projetos, o Lider conta com uma governança (equipe que representa todos os participantes) e um observatório (portal de dados das regiões disponibilizado pelas universidades). “Temos no inspirado no modelo de desenvolvimento territorial da Itália, baseado em pequenos negócios. Por isso viabilizamos um convênio entre a Universidade Católica de Milão e a Universidade Católica de Pelotas, e o Sebrae RS, para que possamos trocar conhecimentos e boas práticas”.

Graças a esta parceria, a Universidade Católica de Milão irá apresentar um relatório completo com sugestões de ações a serem implementadas no Estado. “Este material será apresentado dias 19 e 20 de julho, quando realizaremos a 2ª Reunião da Governança e o Encontro de Lideranças, em Bagé”, comentou. Até o final do ano, a universidade dará suporte e acompanhamento das atividades colocadas em prática e para o planejamento do que será efetivado em 2019.

O secretário Odacir Klein ficou entusiasmado com o programa e colocou a inteligência e as informações à disposição do Lider. “Queremos interagir com o programa envolvendo pessoas e conteúdos que possam ajudar na formatação e no andamento dos projetos”, afirmou. Ana Pellini, destacou o desafio de mobilizar tanta gente em regiões como a Fronteira Sul. “É um passo de gigante que foi dado pelo Sebrae RS, na mudança de cultura da população, sobretudo”. A secretária elencou outras potencialidades que podem ser desenvolvidas em um segundo momento, como a mineração e a geração de energia. “Uma das formas de avançarmos no Rio Grande do Sul é a união de esforços e vocês estão conseguindo isso com mestria”, acrescentou.

“Os donos do programa Lider são as lideranças destas regiões, o Sebrae RS só aportou recursos e ferramentas para viabilizar este trabalho que pretende mudar, para melhor, estas regiões historicamente menos favorecidas. Esta aproximação com o governo do Estado é fundamental para que deem sequência ao trabalho realizado até o momento”, finalizou Derly.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: