Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI SEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Programa Lider – processo de desenvolvimento regional

Iniciativa desenvolvida pelo Sebrae RS nas regiões Fronteira Oeste, Campanha e Sul foi apresentada a secretários de estado do RS

atualizado em: 12/07/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Um programa que está mudando para melhor as regiões Fronteira Oeste, Campanha e Sul, através da mobilização de suas lideranças, foi apresentado aos secretários estaduais da Agricultura, Odacir Klein, e do Meio Ambiente, Ana Pellini, pelo diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, nessa quarta-feira, 11 de julho. O programa Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelo Sebrae desde 2015 nessas regiões, é uma ferramenta que mobiliza e estimula gestores dos setores público, privado e terceiro setor, a atuarem de forma empreendedora, fomentando o desenvolvimento territorial em que estão inseridos.

Programa Lider – processo de desenvolvimento regional

Reunião reuniu também representantes da Emater e especialistas do Sebrae RS (Foto: Sebrae RS)

Antes, o presidente do Conselho Deliberativo da organização, Gedeão Pereira, destacou que a iniciativa realiza as conexões entre as inteligências existentes e as cadeias produtivas que são naturais e próprias daquela região do Estado. “Faço parte desta iniciativa, não como presidente do Sebrae RS, mas como uma liderança local, e toda a mobilização que foi feita já está rendendo bons frutos. Depois de quatro anos de atividades e capacitações, o Lider não é mais um programa do Sebrae RS, é da região Fronteira Sul em benefício do desenvolvimento de nosso Estado”, introduziu Gedeão.

Fialho explicou a metodologia do Lider que, durante 10 meses e inúmeros encontros, qualificou 126 lideranças, representantes de 43 municípios, para que levantassem as principais necessidades e gargalos locais. “A partir daí nasceram os eixos estratégicos cujos projetos estão em desenvolvimento ou prontos para serem colocados em práticas. Neste primeiro momento, o grupo elencou os segmentos leite, carne, vinho e turismo”. Segundo o diretor do Sebrae RS, além dos projetos, o Lider conta com uma governança (equipe que representa todos os participantes) e um observatório (portal de dados das regiões disponibilizado pelas universidades). “Temos no inspirado no modelo de desenvolvimento territorial da Itália, baseado em pequenos negócios. Por isso viabilizamos um convênio entre a Universidade Católica de Milão e a Universidade Católica de Pelotas, e o Sebrae RS, para que possamos trocar conhecimentos e boas práticas”.

Graças a esta parceria, a Universidade Católica de Milão irá apresentar um relatório completo com sugestões de ações a serem implementadas no Estado. “Este material será apresentado dias 19 e 20 de julho, quando realizaremos a 2ª Reunião da Governança e o Encontro de Lideranças, em Bagé”, comentou. Até o final do ano, a universidade dará suporte e acompanhamento das atividades colocadas em prática e para o planejamento do que será efetivado em 2019.

O secretário Odacir Klein ficou entusiasmado com o programa e colocou a inteligência e as informações à disposição do Lider. “Queremos interagir com o programa envolvendo pessoas e conteúdos que possam ajudar na formatação e no andamento dos projetos”, afirmou. Ana Pellini, destacou o desafio de mobilizar tanta gente em regiões como a Fronteira Sul. “É um passo de gigante que foi dado pelo Sebrae RS, na mudança de cultura da população, sobretudo”. A secretária elencou outras potencialidades que podem ser desenvolvidas em um segundo momento, como a mineração e a geração de energia. “Uma das formas de avançarmos no Rio Grande do Sul é a união de esforços e vocês estão conseguindo isso com mestria”, acrescentou.

“Os donos do programa Lider são as lideranças destas regiões, o Sebrae RS só aportou recursos e ferramentas para viabilizar este trabalho que pretende mudar, para melhor, estas regiões historicamente menos favorecidas. Esta aproximação com o governo do Estado é fundamental para que deem sequência ao trabalho realizado até o momento”, finalizou Derly.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Junho de 2022

São Francisco de Paula adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

27 de Junho de 2022

Oito projetos gaúchos concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: