Mais buscados: MeI Credito sei Boas praticas Consultoria
Da Redação
Pelotas – Cabeleireiros, produtores rurais, de doces e artesãos de 25 municípios da região Sul do Rio Grande do Sul estão melhorando a gestão de suas empresas com a ajuda do Sebrae/RS. As atividades integram as ações do Programa Territórios da Cidadania, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades socioeconômicas de ambientes menos desenvolvidos. Entre os meses de abril a junho, foram realizados mais de 700 atendimentos na região. A meta durante os três anos do projeto é realizar 6.225 atendimentos no Sul gaúcho.
No município de Capão do Leão, 15 cabeleireiros estão participando de capacitações oferecidas pelo Sebrae/RS através do Territórios da Cidadania. As atividades do grupo começaram em 11 de junho, com assessoria sobre Empreendedor Individual (EI), e terão continuidade nos meses de julho, agosto e setembro. No próximo encontro, marcado para o dia 27 de junho, os cabeleireiros participarão da oficina de Fluxo de Caixa.
Produtores de doces de melancia de Pedro Osório serão capacitados com o curso de Boas Práticas de Fabricação e Gestão, que tem início previsto para julho. A iniciativa, resultado da parceria entre o Sebrae/RS, a Prefeitura Municipal e a Emater, abordará temas como: definição de tabela nutricional, design de embalagens e marcas e formação de preços. Também em Pedro Osório, o grupo de artesãos “Locomotiva da Lã” participará do programa Redes Associativas para Formalização de uma Associação.
Ainda no mês de julho, os Empreendedores Individuais de Arroio Grande terão a oportunidade de participar das Oficinas SEI Comprar, SEI Vender e SEI Controlar Meu Dinheiro. As inscrições para a iniciativa são gratuitas e podem ser feitas na Prefeitura Municipal, com o agente de desenvolvimento Silvio Luis Morales, ou pelo telefone (53) 3262.5210. Atualmente, existem 209 EIs formalizados em Arroio Grande.
Além das ações acima destacadas, os municípios que fazem parte do Territórios da Cidadania estão recebendo ações com foco na Implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Realizamos um diagnóstico nos municípios que já tem a Lei regulamentada para verificar a situação de cada um em relação à implementação. Após, a pontuação de cada cidade será divulgada”, explica a gestora do programa na região Sul do RS, Jussara Cruz Argoud.
Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Programa Territórios da Cidadania busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas e estimular a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. “O Sebrae, no seu papel de agente de desenvolvimento e na perspectiva de combater as desigualdades socioeconômicas, criou um programa estratégico para tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Os municípios que compõem o Territórios da Cidadania foram escolhidos pelo Governo Federal e atendem critérios específicos como menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) territorial, baixo dinamismo econômico e maior concentração de agricultores familiares, assentados, população quilombola e indígena. Participam do Programa municípios de até 50 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, municípios de duas regiões integram o Territórios: Sul e Noroeste.
Municípios contemplados no Rio Grande do Sul
Zona Sul (25): Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
Noroeste Colonial (34): Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.