Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto beneficia mais de 4 mil alunos na Campanha e Fronteira Oeste

Iniciativa do SEBRAE/RS está presente em nove municípios da região

atualizado em: 29/09/17

Da Redação

COMPARTILHE

É de pequeno que se aprende a tomar iniciativa, a ser independente e a empreender. O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos está difundindo essa cultura entre os alunos de escolas municipais desde as séries iniciais em nove cidades da Região da Campanha e Fronteira Oeste. Ao todo, 4.415 crianças e adolescentes estarão sendo mobilizados pelas atividades.

Foram capacitadas docentes dos municípios de Alegrete, São Gabriel, Caçapava do Sul, Bagé, Uruguaiana, Santana do Livramento, Quaraí, Dom Pedrito e Rosário do Sul (Foto: Banco de Imagens)

A técnica de Políticas Públicas do SEBRAE/RS na região, Laura Zamberlan, explica que a dinâmica de aplicação do projeto consiste na capacitação dos professores que replicam os ensinamentos para os alunos. “Ao todo, foram 10 turmas de docentes dos municípios de Alegrete, São Gabriel, Caçapava do Sul, Bagé, Uruguaiana, Santana do Livramento, Quaraí, Dom Pedrito e Rosário do Sul”, detalha. “Trabalhar o empreendedorismo na escola é um convite para a transformação e o desenvolvimento de nossa região”, sintetiza.

O gerente da Regional Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE/RS, Ângelo Aguinaga, destaca que a educação empreendedora é um dos temas prioritários elencados pelo grupo LIDER, que reúne lideranças de governo e empresariais da região. “A ideia é estimular uma verdadeira revolução. Exportamos muitos talentos. Com o projeto, identificamos um caminho para gerar oportunidades e contribuir com a permanência dos jovens nos municípios”, ressalta. Para Luis Felipe Britto, integrante do Programa LIDER – Grupo Educação, “despertar o empreendedorismo nas escolas permite que se forme agentes de mudança aptos a trilhar os caminhos da transformação e realização”.

O JEPP trabalha eixos centrais como comportamento empreendedor e plano de negócios a partir de temas transversais, como cultura da cooperação, inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. Para cada etapa, é desenvolvida uma proposta específica. Assim, no 1º ano, os estudantes aprendem sobre o mundo das ervas aromáticas; no 2º, o tema são os temperos naturais; no 3º, uma oficina de brinquedos ecológicos; no 4º, uma locadora de produtos; no 5º, são desenvolvidos sabores e cores; no 6ª, ecopapelaria; no 7º, artesanato sustentável; no 8º, empreendedorismo social; e no 9º, os alunos têm a oportunidade de propor novas ideias e grandes negócios. Ao final, os produtos são apresentados e vendidos em uma feira que reúne todos os participantes do projeto em cada município.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

 

04 de Setembro de 2024

Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: