
Mais buscados: mEI Credito Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Dois anos de capacitação técnica e gerencial para garantir segurança e qualidade de produtos alimentícios antes de chegarem à mesa dos consumidores. Essa é a proposta do projeto Conexão Agroindústria, que está beneficiando um grupo de 25 empreendedores do setor alimentício da Zona Sul do Estado.
Participam agroindústrias dos municípios de Pelotas, Capão do Leão e Morro Redondo dos mais diversos nichos, como embutidos, panificadoras e produtores de doces regionais, até pequenas indústrias de vinhos e sucos. As primeiras atividades foram realizadas ainda em setembro e irão se estender até o final de 2023.
O projeto integra as ações do Juntos Para Competir (JPC), desenvolvido em solo gaúcho pela Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, e conta ainda com a parceria do Sindicato Rural de Pelotas, Emater/RS e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR),
Mensalmente os empreendedores recebem ao menos uma visita presencial de um Técnico de Campo em Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS, além de um permanente suporte remoto dos parceiros da iniciativa. A expectativa é que, a partir de 2022, com menos restrições de distanciamento social, o grupo possa realizar encontros presenciais de forma coletiva para, além de promover a integração mais efetiva dos participantes, também fomentar novas oportunidades de intercâmbio, promover rodadas de negócios, e realizar capacitações de forma coletiva.
Segundo a gestora do Sebrae RS, Márcia de Azevedo Rodrigues, o foco do trabalho é valorizar e desenvolver a cadeia produtiva local capacitando os produtores com conteúdos e ferramentas que tornem a sua produção mais eficiente e lucrativa. Durante os 24 meses previstos no projeto, a iniciativa irá qualificar o grupo em duas frentes: do ponto de vista gerencial, em questões relativas ao desenvolvimento de cada negócio e ao posicionamento dos produtos de cada agroindústria no seu respectivo nicho de mercado. Por outro lado, dará ênfase em questões sanitárias e de boas práticas, temas essenciais para garantir que os insumos produzidos e distribuídos estejam livres de qualquer contaminação ou similar. Serão abordados temas como inspeção, procedência e qualidade dos alimentos, além de capacitações específicas como oficinas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e adesão ao Programa Alimentos Seguros (PAS).
Para Edison de Almeida Foster, diretor da Bravo Carne do Pampa, a assistência técnica para a qualificação do serviço deve ser uma das mais valiosas contribuições do projeto, uma vez que em termos de produto, o negócio está bem posicionado. A marca atua na oferta de cortes de alto padrão das raças Hereford e Angus, com selo de origem, e acompanha todo ciclo do animal, desde o nascimento, sua alimentação e saúde, além de outros fatores “Gestão, marketing, rotulagem, por exemplo, são áreas que certamente podem agregar valor ao nosso negócio”, explica.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.