Mais buscados: Mei crEdito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – A economia criativa cresce cada vez mais como negócio, mas para auxiliar os empresários a entenderem melhor esse universo e como se beneficiar dele, o SEBRAE/RS desenvolveu um projeto específico para as áreas com um viés mais artístico. A novidade está em um grupo de trabalho voltado para arquitetos. Interessados em conhecer a ferramenta podem solicitar inscrição pelos telefones 0800-570-0800 ou (51) 3213-1522.
Conforme explica a gestora do projeto, Lucimara Miceli Santos Pereira, a iniciativa, que foi lançada em 2015, tem como objetivo preparar empresários das áreas que trabalham com a criatividade, muitas vezes difícil de ser mensurada como negócio. “Esses profissionais passam pela graduação, mas não há orientação de como empreender. Então, o projeto aplica questões direcionadas a esse mercado”, aponta.
O trabalho desenvolvido para os arquitetos já montou um grupo, com início em março deste ano, e deverá fechar outro previsto para abril. O foco serão os aspectos de gestão, especialmente indicadores de desempenho, e a participação em eventos específicos, que, de acordo com Lucimara, são uma ação de mercado. “Ao longo do ano, teremos muitas atividades, com foco em inovação e gestão de pessoas, além de encontros mensais para avaliação”, explica a técnica.
O primeiro módulo do programa resgata a história de vida do empreendedor e as experiências que o fizeram chegar até o estágio atual de trabalho. No segundo, o empresário é estimulado a refletir sobre seus negócios e a apontar o futuro, destacando a importância de uma gestão mais profissional. No terceiro módulo, a ênfase é a abordagem do mercado criativo, com análise do ambiente e cenário. Após essa etapa, entre os módulos IV e VIII, os participantes conhecerão ferramentas de gestão como marketing, modelo de negócios Canvas e parcerias de trabalho.
A empresária Deonice Romero dos Santos entrou no grupo de economia criativa no final do ano passado, e conta que está sendo proveitoso interagir com outros profissionais de sua área de atuação. “Tenho meu negócio há um ano, trabalho sozinha, então o contato com outras pessoas traz novas ideias e soluções”, afirma. Atuante no mercado há 30 anos, Deonice trabalhou como autônoma, foi funcionária pública na área de projetos e, após a aposentadoria, resolveu voltar ao que gostava de fazer. “Meu escritório presta serviço de Plano de Prevenção conta Incêndio (PPCI). Vou até a empresa, faço um estudo e aponto as adequações”, conta.
O grupo de economia criativa está auxiliando a empresária a pensar mais a fundo no seu negócio e, especialmente, a buscar a valorização do que executa. “É difícil entender, nesses casos, o quanto vale o tempo de trabalho, por exemplo, e além do estudo de gestão, a gente aprende a captar clientes e a definir uma boa margem de lucro”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.