
Mais buscados: mEI CREDITO sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Os empreendedores de Pelotas que atuam na área da saúde agora contam com mais um importante apoio do Sebrae RS para seus negócios. Trata-se do Projeto Encadear – Cadeia Produtiva da Saúde Região Sul que começa a apresentar os primeiros resultados. “É a primeira experiência no município e com a implantação do Lean Healthcare foi possível agregar valor e buscar a melhoria contínua dos processos de gestão”, afirma a gestora do Sebrae RS Márcia Pedrotti Porto. O Laboratório Antonello e a Cínica do Rim Artificial são exemplos bem-sucedidos das transformações alcançadas.
No caso do Laboratório, foram solucionadas questões envolvendo principalmente a logística da coleta domiciliar de material para análise. O diretor Rodrigo Proto Siqueira relata que houve o envolvimento de 12 pessoas no projeto. “Dividimos em três grupos: atendimento, coleta e departamento de pessoal para fazer um amplo diagnóstico da situação”. O Laboratório atende em torno de 200 pessoas diariamente e havia necessidade de melhorar os processos, principalmente na parte da coleta domiciliar. Como mais de 50% das coletas em casa são de pacientes de um único convênio, foi criado um sistema de agendamento para que o serviço só fosse marcado após a liberação pelo convênio, terminando com as idas e vindas de pacientes até o laboratório para validação. Além disso, o novo programa permite que o paciente acompanhe a localização do coletador pela internet.
“As melhorias ocorrem quando o problema é identificado”, atesta Siqueira. O diretor afirma ainda que o envolvimento da equipe foi importante para que todos compreendessem as ações a serem implantadas e os benefícios. “Estimulamos a participação e isto ajudou bastante”, complementa. Outra vantagem apontada por ele é que as modificações ‘’foram feitas quase sem necessidade de investimentos, apenas mudando a forma de gestão”.
Em relação à Clínica do Rim, o resultado de participar do programa do Sebrae RS foi a otimização do uso da máquina de hemodiálise. Nesse caso, o impacto foi positivo também para os pacientes, pois houve redução do tempo de espera para o início das sessões de hemodiálise. “O projeto foi fundamental e, além do impacto no negócio, melhorou a qualidade do atendimento”, relata um dos responsáveis pela Clínica, Dr. Franklin Barcellos.
A Clínica realiza em torno de 1.500 atendimentos por mês e, por meio da utilização do Lean Healthcare, foi possível introduzir uma metodologia de fluxo contínuo, evitando desperdícios. “O paciente chegava e, às vezes, ainda tinha de ficar esperando”, lembra. Uma das práticas adotadas foi o uso de mensagens por celular para localização dos funcionários no interior da Clínica com o objetivo de agilizar a higienização dos equipamentos entre a saída e chegada dos pacientes.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Dezembro de 2025Marau e Tapejara conquistam Selo Ouro de atendimento da Sala do Empreendedor
SAIBA MAIS16 de Dezembro de 2025
Sebrae RS e municípios alinham ações para fortalecer agroindústrias
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.