Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto piloto de educação empreendedora nas escolas de Bagé

Sebrae RS e Prefeitura Municipal aplicarão metodologia para estimular alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

atualizado em: 03/09/18

Da Redação

COMPARTILHE

Bagé – Iniciativa conjunta entre o Sebrae RS e a Prefeitura Municipal de Bagé levará a cultura do empreendedorismo para dentro da sala de aula. A parceria resultou na capacitação de professores que irão disseminar metodologias para 500 alunos do EJA, até o final de 2018. O programa de capacitação é uma ação inédita com esse público. 

Projeto piloto de educação empreendedora nas escolas de Bagé

Projeto oportuniza formação para o público local.

De acordo com Priscila Sant’Anna, coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae RS, a organização recebe muita procura de escolas do EJA em busca de capacitações, mas ainda não havia realizado nenhuma ação específica.  “É muito importante trabalharmos com esse público. Por serem, muitas vezes, alunos em idade adulta, eles já estão prontos para fazer escolhas profissionais, e uma delas pode ser empreender”,justifica. 

A gestora conta que a prefeitura procurou o Sebrae RS para realizar uma capacitação chamada Crescendo e Empreendendo, que tem o objetivo de preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades de negócio, fazer reflexões sobre empreendedorismo e ingressar na vida profissional. “É uma metodologia semiaberta, em que os professores irão adaptar nas suas turmas. O professor é um agente transformador importante nesse processo”, disse. A primeira etapa consistiu em treinar 30 educadores para transmitir os conteúdos, o que ocorreu durante o mês de agosto. Entre setembro e dezembro, as turmas terão acesso aos principais conceitos, como plano de negócios e demais aspectos de gestão. 

“Outra particularidade desse público é que, em muitos casos, eles estão voltando a estudar para ingressar novamente no mercado de trabalho por outros meios, então é importante fornecer esse suporte”, destaca a gestora de Educação empreendedora na Fronteira Sul do Sebrae RS, Laura Ceretta Zamberlan. “É uma ação piloto que será realizada nos meses restantes de 2018, e que poderá ser estendida em 2019”, ressalta. 

A expectativa do município é positiva. A coordenadora do EJA de Bagé, Rita Lúcia Domenech Vinholes, conta que os professores ficaram muito motivados com a iniciativa e as futuras ações que serão executadas. “Todos aprenderam muito sobre o tema e poderão aplicar de acordo com a realidade das instituições em que trabalham”, disse. Para a coordenadora, com a capacitação, os estudantes terão uma visão maior sobre negócios. “Muitos trabalham de maneira autônoma e sem nenhuma noção de empreendedorismo. Outros não tem muitas perspectivas de futuro. Então, é importante trabalhar bastante com eles”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: