Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

atualizado em: 12/04/24

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa inovadora busca capacitar estudantes da EJA para serem protagonistas de suas vidas através do empreendedorismo e desenvolvimento de competências.

 

Com o objetivo de transformar a educação de jovens e adultos (EJA) em uma jornada de empoderamento e realização pessoal, o projeto piloto, quer promover a busca pela motivação individual e a ressignificação dos sonhos dos estudantes, do nível de ensino a jovens e adultos.

 

O encontro de abertura, ocorrido na última sexta-feira, conduzido por Valdirene Lobato e Maristela Teixeira (coordenadoras EjA Pelotas), marcou o início dessa jornada transformadora, que contará com uma formação distribuída em 6 módulos e que acontece entre os meses de Maio e Julho. Participam do projeto as escolas EMEF Francisco Oscar Karnal e EMEF Campestre, ambas localizadas em Lajeado. A formação, que capacita os professores para liderar o trabalho com os alunos no segundo semestre, será conduzida por Giuliana de Moura, consultora só Sebrae RS.

 

Kamille Schmidt These, Gestora Estadual de Educação Empreendedora no Sebrae RS, enfatizou a importância da formação empreendedora como ferramenta fundamental para capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas. Através do desenvolvimento de competências empreendedoras, como elaboração de projetos de vida, geração de ideias, pesquisa de mercado, prototipação e educação financeira, os alunos da EJA terão a oportunidade de compreender seu papel transformador na sociedade e em seu próprio ambiente.

 

Para Bruna Mendel de Quadros, representante da coordenação da Secretaria de Educação de Lajeado, a iniciativa busca integrar o currículo escolar às demandas do mercado, promovendo o empreendedorismo, postura profissional, currículo e negócios, alinhados às necessidades dos estudantes que já estão inseridos ou prestes a ingressar no mercado de trabalho. Bruna enfatiza ainda a importância da parceria estabelecida com o Sebrae, sendo de extrema importância para fortalecer o ensino de Jovens e Adultos (EJA) com foco no mundo do trabalho. O lançamento e formação inicial da parceria já ocorreram, gerando expectativas positivas para o desenvolvimento contínuo desse trabalho, destaca.

 

Este projeto representa um passo significativo na promoção da educação inclusiva e na construção de um futuro mais promissor para os jovens e adultos de Lajeado. À medida que o projeto piloto for concluído, espera-se que seus resultados positivos inspirem iniciativas semelhantes em outras regiões, ampliando assim o impacto positivo na comunidade e na sociedade como um todo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Maio de 2024

Sebrae RS mobiliza movimento de compras locais em apoio aos negócios do Rio Grande do Sul

SAIBA MAIS

 

02 de Maio de 2024

Sebrae RS leva empresários gaúchos à maior feira de alimentos e bebidas das Américas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: