Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi SEI credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

O trabalho é realizado pelo Sebrae RS em outros nove municípios desde setembro de 2020

atualizado em: 22/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

Os ecossistemas de inovação do RS possuem um novo modelo de atuação, gestão e monitoramento, que leva em conta o nível de maturidade específico de cada local em que o programa é desenvolvido. Em Santa Cruz do Sul, a iniciativa começou em setembro de 2020, foram realizadas 39 entrevistas com diferentes entidades e empresários do município, levantamento de dados de Business Intelligence (BI), e a realização de quatro workshops para mapear o ecossistema local de inovação de SCS. “A partir dos dados adquiridos e a análise das informações, foi possível avaliar as vertentes que compõem o Ecossistema Local de Inovação do município,  e com base nesses dados organizar um plano de desenvolvimento para a consolidação do Ecossistema”, destaca a analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Claudia Regina de Souza Kuhn.

 

As áreas mapeadas com potencialidades Científico-Tecnológicos que promovem inovação em setores estratégicos de Santa Cruz do Sul são a Cadeia do Agronegócio, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Saúde, Mecânica e Automação. O próximo passo são reuniões de desdobramentos e execução das ações planejadas diretamente com os empresários locais. “A ideia é contribuir para impulsionar a economia do município, estimulando o ambiente empreendedor, empresarial, de inovação e de educação. Através do projeto, reunimos diferentes possibilidades para mobilizar toda a cadeia produtiva”, destaca a analista.

 

A partir de agora os próprios empreendedores começam a usufruir e a executar as proposições definidas como prioridades no Mapeamento, realizado pelo Sebrae RS e monitorado pela Fundação Certi. Como é o caso da DokaLab CX, que leva soluções prontas para as principais necessidades de empresas. Se uma empresa precisa de um sistema de irrigação para o solo, a DokaLab une e integra diferentes pequenos serviços de startups para entregar a solução de uma forma única. “Não ter um ecossistema formado é um problema. Assim, precisamos acionar os ecossistemas de outros lugares, como Caxias do Sul, São Paulo, entre outros. Sentimos a necessidade de nos conectar a programas mais consolidados. Esse projeto vem solucionar e nos ajuda a unir as empresas locais e, através dele, passaremos a olhar para soluções de dentro do município”, destaca o CEO e mentor na DokaLab CX, Rogério Pereira.

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

Sobre o Ecossistema Local de Inovação

O projeto Ecossistema Local de Inovação tem como base a metodologia desenvolvida pelo Sebrae PR em parceria com a Fundação Certi e começou a ser implementado no RS em setembro de 2020 e se estende em 2021 em nove municípios: Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Alegrete, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Ijuí, que foram escolhidos para a realização do trabalho pelo seu potencial de inovação e por serem cidades polos em suas regiões.

 

A iniciativa parte da vocação econômica e potencial tecnológico de cada município e conta com uma pesquisa sobre o que é produzido de conhecimento pela comunidade acadêmica da região. Com isso, é possível identificar os setores e o potencial de geração de inovação nos municípios. Durante o projeto, são identificados quatro setores com potencial de alavancagem e incremento do nível de maturidade. O diferencial do método de trabalho executado é partir de um conjunto aprofundado de dados dos municípios e dos setores com potenciais de inovação para, então, traçar todo o plano de trabalho e priorização de projetos transformadores. O objetivo do Sebrae é promover a aceleração e o desenvolvimento profundo da inovação nesses municípios.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária