
Mais buscados: mEI crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Passo Fundo – Um Polo Gastronômico não se forma somente com a oferta de culinária saborosa. As empresas que querem crescer precisam se aprimorar na gestão dos negócios e estarem atentas às inovações, aos desejos dos consumidores e às tendências em produtos diferenciados. Com essa motivação, a regional Planalto do SEBRAE/RS apresentou, na última segunda-feira, o projeto do Polo Gastronômico, iniciativa trazida pela primeira vez a Passo Fundo e região. O evento foi realizado na sede da entidade e teve a presença de 35 empresários que assistiram a palestra do gestor estadual do projeto, Roger Klafke.
Aberto para os mais variados tipos de empresas de alimentação fora do lar, o projeto do SEBRAE/RS deverá ter início no próximo mês de julho. “O objetivo é formar um grupo com 80 micro e pequenas empresas e essa foi a primeira ação de fomento ao setor de alimentação fora do lar em Passo Fundo, obtendo bastante receptividade por parte dos empresários locais. Na palestra estavam presentes representantes de restaurantes tradicionais, bares, pizzarias, padarias, cafés, buffet para empresas, sushis, galeterias e até lancherias especializadas em alimentação saudável. “A diversidade dos participantes torna a ideia ainda mais atrativa”, explica a gestora do projeto em Passo Fundo, Caroline Betencourt da Silva.
Durante a palestra, Roger destacou como a gastronomia tem sido um segmento de grande importância para a movimentação da economia nas cidades. Falou sobre tendências nos serviços e as inovações que surgiram nos últimos anos. Segundo ele, a iniciativa do Polo Gastronômico surgiu em Porto Alegre há mais de 10 anos. “Com o sucesso, o trabalho está sendo replicado para as principais regiões do Estado. O objetivo é estimular a profissionalização da gestão, auxiliar e garantir a oferta de alimentos seguros, além de incentivar a cooperação entre as empresas participantes e os parceiros locais”, disse Klafke.
A ação contará com capacitações, consultorias gerenciais e com foco em inovação, visitas técnicas, missões empresariais e troca de experiência entre os empreendedores. O resultado esperado é o aumento do faturamento dos empreendimentos, redução da rotatividade de colaboradores, certificação em segurança alimentar e implementação dos indicadores de desempenho.
Mais informações sobre o projeto Polo Gastronômico podem ser obtidas pelo telefone (54) 3335-1383, com Caroline, gestora do projeto na regional Planalto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.