Mais buscados: MEI Credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – A primeira reunião de pequenas indústrias da cadeia produtiva metalmecânica e automotiva, integrantes do projeto Qualimundi 2015, na regional Serra do SEBRAE/RS, reuniu as 22 empresas participantes. Durante o encontro, os representantes e empresários que compareceram tiveram a apresentação do cronograma completo de trabalho e o detalhamento das ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos do programa, que é uma parceria entre o SEBRAE/RS e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Integradas pelo objetivo comum de aprimorar os negócios com viés de internacionalização, as empresas possuem um perfil semelhante e estão dispostas a planejar crescimento em exportações e melhorias de gestão.
Conforme o gestor do projeto no SEBRAE/RS, Aldoir de Morais, a maioria dos participantes já teve ou tem alguma experiência de importação ou exportação, porém sem continuidade no sentido de ser uma estratégia de crescimento. “O programa Qualimundi é justamente um trabalho de suporte para que as pequenas empresas incluam em seus planos de negócio e desenvolvimento as oportunidades internacionais, desde a qualificação para serem organizações de classe mundial até a troca comercial propriamente dita com produtos de valor agregado e valorização de mercado”, explica.
Fazem parte do grupo 2015, pequenas indústrias das cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. “Algumas são fornecedoras da cadeia produtiva metalmecânica geral, algumas são focadas no segmento automotivo e algumas são prestadoras de serviços de automação industrial, por exemplo”, complementa o gestor. Durante o evento, houve também apresentação de depoimentos de empresários que já estão em grupos anteriores do Qualimundi. “Acreditamos que a experiência exposta por quem já possui algum tipo de resultado é uma forma de motivar os novos integrantes do trabalho. Os desafios são enormes diante da realidade de um cenário bem diferente em 2015, com moeda brasileira desvalorizada e ajuste fiscal intenso no mercado nacional”, complementa Morais.
Entre os participantes está a MetalZanella, de Caxias do Sul, uma empresa familiar com 30 anos de experiência. Fabrica utensílios de cozinha em aço inox e esmaltados, tendo já uma linha completa dividida nas áreas de bazar, baby e gastronomia. “Temos clientes em o território nacional. A expectativa com a participação do Qualimundi e os serviços do SEBRAE/RS é de poder, ao final dos
dois anos do projeto, estar exportando para América Latina e África do Sul”, comenta Andrigo Zanella, diretor da empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.