Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei CREDITO CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto Qualimundi Metalmecânico e Automotivo da Serra gaúcha realiza primeira reunião

20/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Cronograma e detalhamento das ações a serem feitas nos próximos dois anos foi apresentado no dia 15 de abril, em Caxias do Sul

Da Redação

Grupo conheceu o cronograma detalhado de trabalho no dia 15 de abril (Foto: SEBRAE/RS)

Caxias do Sul – A primeira reunião de pequenas indústrias da cadeia produtiva metalmecânica e automotiva, integrantes do projeto Qualimundi 2015, na regional Serra do SEBRAE/RS, reuniu as 22 empresas participantes. Durante o encontro, os representantes e empresários que compareceram tiveram a apresentação do cronograma completo de trabalho e o detalhamento das ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos do programa, que é uma parceria entre o SEBRAE/RS e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Integradas pelo objetivo comum de aprimorar os negócios com viés de internacionalização, as empresas possuem um perfil semelhante e estão dispostas a planejar crescimento em exportações e melhorias de gestão.

Conforme o gestor do projeto no SEBRAE/RS, Aldoir de Morais, a maioria dos participantes já teve ou tem alguma experiência de importação ou exportação, porém sem continuidade no sentido de ser uma estratégia de crescimento. “O programa Qualimundi é justamente um trabalho de suporte para que as pequenas empresas incluam em seus planos de negócio e desenvolvimento as oportunidades internacionais, desde a qualificação para serem organizações de classe mundial até a troca comercial propriamente dita com produtos de valor agregado e valorização de mercado”, explica.

Fazem parte do grupo 2015, pequenas indústrias das cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. “Algumas são fornecedoras da cadeia produtiva metalmecânica geral, algumas são focadas no segmento automotivo e algumas são prestadoras de serviços de automação industrial, por exemplo”, complementa o gestor. Durante o evento, houve também apresentação de depoimentos de empresários que já estão em grupos anteriores do Qualimundi. “Acreditamos que a experiência exposta por quem já possui algum tipo de resultado é uma forma de motivar os novos integrantes do trabalho. Os desafios são enormes diante da realidade de um cenário bem diferente em 2015, com moeda brasileira desvalorizada e ajuste fiscal intenso no mercado nacional”, complementa Morais.

Entre os participantes está a MetalZanella, de Caxias do Sul, uma empresa familiar com 30 anos de experiência. Fabrica utensílios de cozinha em aço inox e esmaltados, tendo já uma linha completa dividida nas áreas de bazar, baby e gastronomia. “Temos clientes em o território nacional. A expectativa com a participação do Qualimundi e os serviços do SEBRAE/RS é de poder, ao final dos

dois anos do projeto, estar exportando para América Latina e África do Sul”, comenta Andrigo Zanella, diretor da empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Julho de 2018

Países de vários continentes fazem negócios com o Estande Coletivo do RS na Francal

SAIBA MAIS

 

18 de Julho de 2018

As funcionalidades e benefícios da Junta Digital

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: