Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
O projeto Simplificar, que busca desburocratizar os processos de registro e licenciamento de empresas em Porto Alegre, está cada vez mais próximo do seu objetivo. Nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o Instituto Empreender Endeavor apresentou o diagnóstico e o plano de ação elaborado a partir de cinco meses de análises. O planejamento das iniciativas que serão realizadas para facilitar a vida dos empreendedores envolve questões relacionadas à legislação, processos, sistemas e recursos humanos. A iniciativa, lançada oficialmente em setembro de 2015, conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Movimento Brasil Competitivo (MBC), além de empreendedores como Jorge Gerdau, da Gerdau, Nelson Sirotsky, do Grupo RBS, e José Galló, das Lojas Renner.
O projeto Simplificar surgiu a partir do lançamento do Índice de Cidades Empreendedoras, criado pela Endeavor em 2014. Conforme o estudo, das 14 capitais brasileiras analisadas, Porto Alegre foi considerada a capital com o pior prazo para registro de uma empresa, pois seu processo é muito complexo e burocrático. Por outro lado, é uma das que possuem condições mais propícias para o desenvolvimento de empresas e com potencial para evoluir e qualificar os seus processos. “Este foi o principal motivo para que escolhêssemos a Capital dos gaúchos para a primeira experiência do Projeto Simplificar”, afirma Juliano Seabra, diretor da Endeavor. O dirigente acrescenta que “a próxima fase agora é a execução deste plano de ação que promete trazer grandes benefícios para as empresas de Porto Alegre e se tornar referência no País”.
Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, que esteve no encontro, é na constituição de novos negócios que o Estado e o País vão gerar desenvolvimento. “Precisamos criar ambiente adequado para as empresas prosperarem. Certamente, esta união de esforços trará muitos benefícios para as micro e pequenas empresas”.
Atualmente, segundo pesquisa realizada pela Endeavor, na Capital gaúcha são necessários 484 dias para a abertura de uma empresa e praticamente 90% deste prazo está relacionado ao Corpo de Bombeiros.
Participaram do encontro as seguintes lideranças: Governador do RS, José Ivo Sartori, Prefeito Municipal de Porto Alegre, José Fortunati, Diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, Diretor da Endeavor, Juliano Seabra, Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, Secretária Municipal do Meio Ambiente, Ana Pellini, Secretária Municipal de Planejamento, Izabel Matte, Secretário Municipal de Indústria e Comércio (Smic), Antônio Kleber de Paula, Presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Kopschina, Diretor Presidente do MBC, Claudio Gastal, Secretário Executivo do PGQP, Luiz Idelbrando Pierry, e os empreendedores Jorge Gerdau – Gerdau, José Galló – Lojas Renner, e Nelson Sirotsky – Grupo RBS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.