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Da Redação

Porto Alegre – Com inscrições abertas em dezembro, os Projetos Coletivos Setoriais, desenvolvidos pelo Sebrae/RS, já receberam a inscrição de 383 micro e pequenas empresas (MPEs) candidatas. Ao todo, são oferecidos 20 projetos distribuídos por todas as regiões do Rio Grande do Sul: dez no setor do agronegócio; oito em comércio e serviços; e dois na indústria. As interessadas podem participar da seleção da chamada pública até o fevereiro, através do site www.sebrae-rs.com.br.
Os projetos voltados à cadeia produtiva agrícola são os mais procurados pelos empreendedores. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais participantes através de intervenção técnica, respeitando os preceitos econômicos, sociais e ambientais, as ações contam com atividades teóricas e práticas. Mais de 600 empresas do segmento, espalhadas pelo Estado, já receberam orientações do Sebrae/RS e hoje possuem boas práticas de produção e melhoria na qualidade de seus produtos.
A qualificação também tem sido uma busca frequente dos profissionais da beleza. Só na região metropolitana de Porto Alegre, mais de 50 proprietários – até o momento – de salão de beleza e estética estão decididos a aperfeiçoar seus negócios. Através de qualificação em gestão e inovação, treinamentos, palestras, oficinas e assessoriais, o projeto “Qualificar os Profissionais da Beleza” pretende aumentar a lucratividade e a carteira de clientes das MPEs participantes.
De acordo com o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, a contrapartida financeira da instituição na iniciativa supera R$ 14 milhões, sendo que a execução dos projetos leva, em média, dois anos. “Estamos congregando forças para as empresas de pequeno porte alcançarem resultados positivos de forma mais rápida e eficiente em seus negócios. Abrindo caminho para o futuro”, afirma, justificando o investimento. Por setor, os recursos estão divididos em R$ 1,8 milhão para a indústria, R$ 2,7 milhões para o agronegócio e R$ 9,8 milhões para o comércio e serviços.
Segundo Koch, os valores serão utilizados para capacitações e consultorias em gestão; promoção de acesso a mercados – participação em feiras, visitas técnicas e rodadas de negócios; incentivo à inovação; cursos e palestras; e orientações para acesso ao crédito.
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