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Da Redação
Uma comitiva de 28 gaúchos, sendo 10 empreendedores, estiveram em NY para conferir as tendências do varejo mundial nesta semana. O mercado varejista internacional inspirou a turma organizada pelo Sebrae RS, em parceria com a Fecomércio-RS, CDL, Sindilojas Porto Alegre e Federação Varejista do RS na Retail’s Big Show 2024 – maior evento do varejo mundial promovido pela National Retail Federation (NRF), que aconteceu no Centro de Convenções Jacob K. Javits, em Nova York.
O coordenador de Varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa, avalia de forma muito positiva mais essa experiência com empreendedores na NRF. Ele adiantou alguns insights importantes que devem ser observados por quem se interessa pela área. “Foco na geração Z é uma das coisas que mais chamou atenção na NRF deste ano, porque até 2027 vão representar mais de 50% do potencial de consumo mundial e, também, farão muito parte da força de trabalho. Isso é tema de casa para todo e qualquer varejista. Além disso, precisamos estar atentos a coisas como: jornada híbrida de consumo, ESG e inteligência artificial. Todos esses pontos são o futuro do varejo e ainda vamos falar muito sobre eles”, comenta Zortéa.
Viviane Feltrin, proprietária da Ballare Tricot, conta que se inspirou em um site de empréstimo de roupas que viu na NRF e que acredita que tem muito a ver com seu negócio de confecção de produtos para dança. “Eu tenho um sistema de tirada de medidas para figurinos que é online, chamamos de costureira virtual, farei um complemento nele disponibilizando essa plataforma para aluguel de figurinos. Além disso, vou implementar uma pegada mais sustentável disponibilizando sacolas mais duráveis por preços acessíveis e retirando as sacolas descartáveis das lojas/feiras em que participamos”. Outra coisa que chamou a atenção da empreendedora foi uma ideia de roupas penduradas e girando que ela já teve a ideia de levar para um evento.
Letícia Lima, proprietária da Coconut, relata que são muitas informações disponibilizadas e que todas elas dão uma visão ampla do futuro do varejo. “Esses insights nos fazem repensar o nosso modelo de negócio e quais ideias podemos aplicar. Alguns pontos me chamaram mais a atenção, como, por exemplo, colocar o cliente no centro do negócio. É preciso saber o que o consumidor realmente procura e estar atento a isso”, afirma.
Dentre os integrantes da comitiva estavam as empresas gaúchas: Termo e Forma (Novo Hamburgo), Coconut (Santa Cruz do Sul), Pasmania (Cachoeirinha), Mezzo Porto (Porto Alegre), Baby At Home (Porto Alegre), Unique Alfaiataria (Porto Alegre), Ane Decor House (Arroio do Meio), Bem Estar Móveis (Erechim), Ballare (Farroupilha) e F4 Acessórios (Novo Hamburgo).
Grupos para receber conteúdo gratuito
O Sebrae criou alguns grupos no Whatsapp para empreendedores que não estiveram presencialmente vivenciando a experiência da NRF. Uma forma de ficarem por dentro de grande parte do conteúdo oferecido por lá. E ainda estão rolando alguns conteúdos. Quem tiver interesse é só clicar e entrar gratuitamente: https://sebrae.rs/ComunidadeNRF
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