
Mais buscados: MEi crédito sei boas praticas Consultoria

Da Redação
Conseguir ampliar os negócios e expandir durante período de recessão é tarefa complicada. Durante a crise provocada pela pandemia de Covid-19, a maioria dos empresários e empreendedores luta para manter suas atividades e voltar a crescer depois da melhora do cenário econômico. Com a Químea – empresa de Santa Maria que fornece soluções ambientais -, porém, a história acontece na contramão da lógica. Neste período, a marca ganhou mais dois franqueados no Rio Grande do Sul, nos municípios de Santiago e Caxias do Sul, ampliando ainda mais sua área de atuação. Com as duas novas franquias, agora a empresa está presente em 11 cidades gaúchas – Santa Maria, Rio Grande, Santa Rosa, Canoas, Lajeado, Erechim, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Horizontina, Santiago e Caxias do Sul.

“A aquisição de uma franquia tem que ser boa para ambos os lados. Ampliar neste momento pelo qual passamos não é para qualquer um. A Químea se destaca e mostra que com esforço e energia é possível efetivar negociações, pois é uma fase em que não se vende nem se compra pensando só no dinheiro, mas também no retorno que se concede à sociedade. Quem compra é porque se se identifica e acredita na proposta”, avalia o gestor de Projetos do Sebrae RS, Rodrigo Baierle.
É nisto que também acredita o fundador e diretor da empresa, Marçal Paim da Rocha. Além dos novos contratos, o interesse para se tornar franqueado também aumentou, com procura de pessoas de vários Estados. Para ele, que ainda analisa esse movimento de expansão em 2020, o crescimento neste cenário de crise recente pode ter relação com o propósito da Químea. “Todo mundo está refletindo sobre o papel na sociedade, as empresas estão vendo que não basta garantir o seu ganho, mas sim beneficiar o todo. O fato de termos essa preocupação desde sempre e de trabalharmos com sustentabilidade e serviços que reduzem o impacto ambiental pode ajudar a explicar o bom momento”, acredita Marçal, que acrescenta o suporte proporcionado pela empresa, o investimento acessível e a possibilidade de trabalhar de casa como outros diferencias do momento.
Quando o novo coronavírus chegou ao Brasil, Marçal acreditou que seria um ano para apenas focar em ajudar os franqueados já existentes, mas os viu fechar novos contratos e melhorarem faturamento e ainda ganhou novas unidades. As duas franquias mais recentes foram conquistadas em apenas duas semanas, o que é incomum para as micro e pequenas empresas. “Em épocas de desemprego, muitos buscam no empreendedorismo uma alternativa de trabalho, e a franquia auxilia quem está começando do zero, que vê no modelo uma realidade viável de trabalho”, acrescenta Marçal.
Durante a pandemia, Marçal lançou a plataforma de cursos online econext.com.br, cujo valor relativo às vendas está sendo revertido em cestas básicas doadas a catadores de Santa Maria, cidade onde fica a matriz. A empresa está também auxiliando com sanitizações semanais em lares de idosos do município, ações que ratificam o compromisso com a população.
A Químea faz parte do programa Franquias RS do Sebrae RS, que realiza um trabalho de longo prazo dividido em três etapas: análise de franqueabilidade, estruturação e expansão. “A partir do exemplo da Químea, podemos notar que com inteligência e organização sempre é possível criar oportunidades” pontua Baierle.

Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.