
Mais buscados: MeI credito Sei boas praticas Consultoria

Da Redação

São Lourenço do Sul – Promover ainda mais as ações em prol do empreendedorismo. Esta é a ênfase com que a prefeitura encerra o ano. No dia 15 de dezembro será oficializada a adesão à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), na Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul (ACI-CDL), na rua Marechal Floriano Peixoto, 1793, a partir das 15h. Estarão presentes o prefeito Daniel Raupp, secretários municipais, representantes da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, da Associação Comercial, da Receita Federal e empresários locais.
Em todo o Estado, o SEBRAE/RS e a Jucergs são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. Conforme explica o técnico da Regional Sul do SEBRAE/RS Fabrício Sanches Burkert, “a cidade abriu um escritório da junta comercial para facilitar o trâmite de documentos, somando com as ações que serão realizadas na Sala do Empreendedor”, destaca.
Segundo Burket, o objetivo é “promover ainda mais o empreendedorismo, aumentando o controle da prefeitura nos processos, manter a base de dados atualizada e evitar duplicidade de documentos”, disse. O impacto da ação, reforça o técnico, será a redução de burocracia no momento de abrir uma empresa, reduzindo para até seis dias úteis a liberação de um alvará. “O tempo regular poderia chegar, antes a 30 dias”, relembra.
Além de São Lourenço do Sul, municípios como Campo Bom, Marau, Cruz Alta, Garibaldi, Lajeado, Guaíba, Nova Santa Rita, São Marcos, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Estrela, Gramado, Erechim, Camaquã, Ivoti, Horizontina, Santa Rosa, Ijuí, Canela, Santiago, São Francisco de Assis, Alegrete, Venâncio Aires, Encantado, Bento Gonçalves e Getúlio Vargas também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 cidades até o final do ano.
A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.