Mais buscados: Mei crEdito sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Com 399 municípios integrados, o que representa quase a totalidade das 497 cidades gaúchas, a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) já beneficia 96% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Rio Grande do Sul. O 400º município a ser integrado em 2020 será Capão do Leão no dia 28 de dezembro. Com esse nível de adesão, milhares de empreendedores gaúchos podem contar com um ambiente mais favorável para a implantação e desenvolvimento de seus negócios, pois as rotinas burocráticas do dia a dia ficam mais facilitadas.
A Redesimples é resultado de uma ação promovida e executada pelo Sebrae RS em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), voltada à simplificação e a desburocratização dos processos de registro e licenciamento de empresas. A parceria possibilitou a integração dos órgãos estaduais responsáveis pelo registro e licenciamento – JucisRS, Receita Federal, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda Estadual. Com isso, o empreendedor consegue resolver essas questões num único ambiente sem deslocamentos.
Até o final de 2018, 159 municípios tinham sido integrados à Redesimples. Em 2019 e 2020, foram potencializadas ações em conjunto com o Governo do Estado em parceria com o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, em que foi intensificado o trabalho de sensibilização junto às prefeituras, e o resultado foi a integração de mais municípios até dezembro deste ano.
A parceria também contribuiu com a digitalização de 18 milhões de imagens do acervo de documentos da Junta Comercial, possibilitando a implantação da Junta Digital no RS. Com essas facilidades, o prazo médio de constituição de uma empresa, que demorava em média oito dias, agora é de até 13 horas. Além disso, 99% das certidões são emitidas de forma online e o empreendedor consegue acompanhar todo o andamento do processo.
“Mais um ano que encerramos com resultados significativos no avanço da desburocratização no Estado. Através do Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo e uma grande equipe de trabalho, conseguimos chegar à marca dos 400 municípios integrados à Redesimples. Assim, promovemos um ambiente de negócios mais adequado para os empreendedores dessas cidades, com oportunidade de geração de emprego e renda, tão necessários para o momento que estamos enfrentando”, afirma a Gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros.
A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, destaca que a Junta Comercial, na qualidade de integrador estadual, tem investido em tecnologia e métodos para promover a completa integração dos processos de registro e
licenciamento, através de uma entrada única de dados e documentos, reduzindo assim a burocracia. “Para que isso seja viável, a Redesimples é uma ferramenta fundamental na simplificação do processo de registro de empresas. Com a parceria de outros órgãos, acreditamos que entregaremos, em breve, excelentes resultados para os empreendedores do nosso Estado, facilitando o registro, licenciamento e inscrição tributária de uma forma ágil e segura”, complementa
O Assessor Especial Jurídico e de Desburocratização da Secretaria de Planejamento e Coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer, destaca que o DescomplicaRS tem atuado fortemente para tornar o Estado menos burocrático, em parceria com a JucisRS e o Sebrae RS. “Uma das frentes de trabalho é a adesão dos municípios à Redesimples. Com a integração do município à Redesimples, processo de abertura, registro e legalização da empresa fica mais fácil, ágil e desburocratizado. Além de ajudar o município a otimizar o controle sobre as empresas ali constituídas. Com isso, o RS demonstra que é um Estado acolhedor ao empreendedor, sobretudo com poder de competitividade,” acrescenta.
Desde 2014, o Sebrae RS dá o suporte e o apoio necessários para viabilizar a integração dos municípios interessados em fazer parte desta Rede. “Há um curso online gratuito disponível no portal do Sebrae sobre a Redesimples para ser realizado pelos servidores municipais. Também é disponibilizada uma consultoria para tirar dúvidas do curso e a capacitação dos servidores para utilização do sistema integrador”, explica o Coordenador Estadual da Redesimples, Marcio Benedusi. Para aqueles municípios que ainda não estão integrados e gostariam de receber informações a respeito, podem entrar em contato através do telefone da Central de Relacionamento do Sebrae RS – 0800 570 0800.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.