Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Cacequi – Uma nova atitude e visão da prefeitura municipal de Cacequi, município distante cerca de 430 quilômetros de Porto Alegre, deverá repercutir bem entre os empresários agroindustriais da região. Desde o dia 18 de abril, a Secretaria Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio já está integrada à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). A cerimônia de oficialização ocorreu no gabinete do prefeito, Flávio Gilberto Machado, e contou com a presença do gerente da Regional Centro do SEBRAE/RS, André Blos, e da representante da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Inês Dilelio. As duas instituições são parceiras que lideram os processos de incentivo para as adesões em todo o Estado.
Juntas, as entidades colaboram para a implementação da Redesimples no sentido de orientar as ações que darão os resultados esperados. Conforme o técnico da Regional Centro do SEBRAE/RS Carlos Eduardo Machado dos Santos o trabalho contempla não apenas a desburocratização em relação aos documentos para empresas, mas também as etapas de treinamento e de motivação para que as prefeituras percebam a importância do empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento. “No caso de Cacequi, que é um município pequeno, comparado a outros tantos do Rio Grande do Sul, a integração à Redesimples significa um movimento de forte impacto na movimentação econômica local”, analisa.
Cacequi possui uma importante produção agrícola com foco em arroz e soja, sendo a maioria médias propriedades. “O perfil empresarial é composto por muitas unidades da categoria pequena empresa, além de um movimento de novos empreendimentos do setor de serviços”, confirma o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Cléo Ricardo Pinto. Ele acredita que a comunidade entenderá rapidamente a importância das ações de aproximação e a colaboração da prefeitura em relação ao crescimento dos negócios locais.
Ainda em 2016, diz o secretário, mais boas notícias chegarão à cidade: “Deveremos ter a Sala do Empreendedor instalada e funcionando junto à secretaria. Com isso, ajudaremos a facilitar a vida dos nossos empresários que encaminharão demandas e documentos em um único local e de forma ágil”, antecipa.
Os próximos passos do acompanhamento do SEBRAE/RS serão o treinamento de um servidor da prefeitura que já trata dos trâmites empresariais para entender como se dão as facilidades de concessão de alvarás, por exemplo. “Daqui para a frente, vamos trabalhar para treinar e implantar com sucesso a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, conclui o técnico do SEBRAE/RS.
A Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
Benefícios para o município:
Benefícios para o usuário:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.