Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei crédito CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Redesimples já funciona em Cacequi

atualizado em: 19/04/16

Da Redação

COMPARTILHE

Com o apoio do SEBRAE/RS e da Junta Comercial do Estado, município se integrou ao sistema que desburocratiza e agiliza os processos de registro e legalização de empresas

Da Redação

Cerimônia de oficialização ocorreu no gabinete do prefeito de Cacequi (Foto: SEBRAE/RS)

Cacequi – Uma nova atitude e visão da prefeitura municipal de Cacequi, município distante cerca de 430 quilômetros de Porto Alegre, deverá repercutir bem entre os empresários agroindustriais da região. Desde o dia 18 de abril, a Secretaria Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio já está integrada à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). A cerimônia de oficialização ocorreu no gabinete do prefeito, Flávio Gilberto Machado, e contou com a presença do gerente da Regional Centro do SEBRAE/RS, André Blos, e da representante da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Inês Dilelio. As duas instituições são parceiras que lideram os processos de incentivo para as adesões em todo o Estado.

Juntas, as entidades colaboram para a implementação da Redesimples no sentido de orientar as ações que darão os resultados esperados. Conforme o técnico da Regional Centro do SEBRAE/RS Carlos Eduardo Machado dos Santos o trabalho contempla não apenas a desburocratização em relação aos documentos para empresas, mas também as etapas de treinamento e de motivação para que as prefeituras percebam a importância do empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento. “No caso de Cacequi, que é um município pequeno, comparado a outros tantos do Rio Grande do Sul, a integração à Redesimples significa um movimento de forte impacto na movimentação econômica local”, analisa.

Cacequi possui uma importante produção agrícola com foco em arroz e soja, sendo a maioria médias propriedades. “O perfil empresarial é composto por muitas unidades da categoria pequena empresa, além de um movimento de novos empreendimentos do setor de serviços”, confirma o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Cléo Ricardo Pinto. Ele acredita que a comunidade entenderá rapidamente a importância das ações de aproximação e a colaboração da prefeitura em relação ao crescimento dos negócios locais.

Ainda em 2016, diz o secretário, mais boas notícias chegarão à cidade: “Deveremos ter a Sala do Empreendedor instalada e funcionando junto à secretaria. Com isso, ajudaremos a facilitar a vida dos nossos empresários que encaminharão demandas e documentos em um único local e de forma ágil”, antecipa.

Os próximos passos do acompanhamento do SEBRAE/RS serão o treinamento de um servidor da prefeitura que já trata dos trâmites empresariais para entender como se dão as facilidades de concessão de alvarás, por exemplo. “Daqui para a frente, vamos trabalhar para treinar e implantar com sucesso a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, conclui o técnico do SEBRAE/RS.

A Redesimples

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Novembro de 2019

Estão abertas as inscrições para a Hannover Messe 2020

SAIBA MAIS

 

08 de Novembro de 2019

Serviços de alimentação recebem selo de segurança alimentar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: