Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI SEI credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Redesimples já funciona em Cacequi

atualizado em: 19/04/16

Da Redação

COMPARTILHE

Com o apoio do SEBRAE/RS e da Junta Comercial do Estado, município se integrou ao sistema que desburocratiza e agiliza os processos de registro e legalização de empresas

Da Redação

Cerimônia de oficialização ocorreu no gabinete do prefeito de Cacequi (Foto: SEBRAE/RS)

Cacequi – Uma nova atitude e visão da prefeitura municipal de Cacequi, município distante cerca de 430 quilômetros de Porto Alegre, deverá repercutir bem entre os empresários agroindustriais da região. Desde o dia 18 de abril, a Secretaria Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio já está integrada à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). A cerimônia de oficialização ocorreu no gabinete do prefeito, Flávio Gilberto Machado, e contou com a presença do gerente da Regional Centro do SEBRAE/RS, André Blos, e da representante da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Inês Dilelio. As duas instituições são parceiras que lideram os processos de incentivo para as adesões em todo o Estado.

Juntas, as entidades colaboram para a implementação da Redesimples no sentido de orientar as ações que darão os resultados esperados. Conforme o técnico da Regional Centro do SEBRAE/RS Carlos Eduardo Machado dos Santos o trabalho contempla não apenas a desburocratização em relação aos documentos para empresas, mas também as etapas de treinamento e de motivação para que as prefeituras percebam a importância do empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento. “No caso de Cacequi, que é um município pequeno, comparado a outros tantos do Rio Grande do Sul, a integração à Redesimples significa um movimento de forte impacto na movimentação econômica local”, analisa.

Cacequi possui uma importante produção agrícola com foco em arroz e soja, sendo a maioria médias propriedades. “O perfil empresarial é composto por muitas unidades da categoria pequena empresa, além de um movimento de novos empreendimentos do setor de serviços”, confirma o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Cléo Ricardo Pinto. Ele acredita que a comunidade entenderá rapidamente a importância das ações de aproximação e a colaboração da prefeitura em relação ao crescimento dos negócios locais.

Ainda em 2016, diz o secretário, mais boas notícias chegarão à cidade: “Deveremos ter a Sala do Empreendedor instalada e funcionando junto à secretaria. Com isso, ajudaremos a facilitar a vida dos nossos empresários que encaminharão demandas e documentos em um único local e de forma ágil”, antecipa.

Os próximos passos do acompanhamento do SEBRAE/RS serão o treinamento de um servidor da prefeitura que já trata dos trâmites empresariais para entender como se dão as facilidades de concessão de alvarás, por exemplo. “Daqui para a frente, vamos trabalhar para treinar e implantar com sucesso a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, conclui o técnico do SEBRAE/RS.

A Redesimples

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

29 de Maio de 2020

Edital seleciona projetos de inovação tecnológica

SAIBA MAIS

 

28 de Maio de 2020

Frederico Westphalen coloca em prática ações do Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2020 13:45

Nota fiscal eletrônica facilita a vida do MEI mas emissão requer cuidados

Sebrae RS Podcast 25/05/2020 13:00

Sebrae RS retoma atendimento nas unidades de Porto Alegre e Gravataí

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: