Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito SEI BOAS Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Regiões gaúchas preparam novas estratégias com Mapa de Comportamento Turista do RS

Projeto inédito tem o objetivo de identificar oportunidades para melhorar e promover a oferta turística

atualizado em: 17/08/22

Da Redação

COMPARTILHE

Fruto de uma parceria articulada pelo Sebrae RS em sinergia com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), o Mapa de Comportamento Turista do RS está sendo apresentado nos quatro cantos do Estado. Até o final de setembro, um total de onze cidades-chave que centralizam as principais macrorregiões turísticas do RS terão encontros presenciais para a apresentação da iniciativa visando a preparação das regiões para melhor adesão ao projeto.  

Além de Porto Alegre, Nova Petrópolis e Flores da Cunha – que já conheceram o projeto, a iniciativa passará pelas cidades de Santo Antônio da Patrulha (19/08), Santo Ângelo (23/08), Restinga Seca (08/09) Santa Cruz do Sul (09/09), Dom Pedrito (13/09), Rio Grande (15/09), Ametista (28/09) e Passo Fundo (29/09) 

Lançado de forma oficial em julho, o Mapa de Comportamento Turista do RS é uma ferramenta analítica que ajuda o trade turístico a entender as principais motivações e comportamentos do turista que visita (ou tem potencial para visitar) o Rio Grande do Sul. Criado com o apoio da Wine Locals, o projeto tem como objetivo identificar as melhores oportunidades para melhorar e promover a oferta turística no RS a partir de um estudo de perfil do público que consome a atividade. 

“Entender cada mercado, os gatilhos de comportamento e de compra das pessoas e o nível de maturidade e de excelência da oferta turística do Estado são questões fundamentais para se planejar uma estratégia de promoção mais assertiva tanto para os clientes quanto para os empreendedores que ofertam os serviços”, destaca a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim. 

Com abordagem descritiva de natureza qualitativa, a ferramenta utiliza fonte de dados secundários para formular um modelo continuado de perfil de comportamento indo além dos dados sócio econômicos tradicionais, colocando o consumidor no foco. Fatores como motivações de compra, perfil e contexto para analisar comportamentos de compra são alguns exemplos dessa perspectiva. 

O conteúdo foi construído sob a ótica das principais motivações de consumo de turismo, destacando os pontos de interesse para o público local, regional, nacional e internacional. A metodologia utilizada na elaboração do conteúdo traçou 12 perfis macro de turistas que visitam o RS, desdobrados em 34 personas e 46 motivações. Cada um é apresentado com exemplos reais de manifestações nas redes sociais, facilitando a compreensão por todas as partes, em especial dos operadores de turismo para compreensão de seus públicos. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: