Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Resilientes, pequenos negócios gaúchos querem manter ou expandir atividades

Monitoramento realizado em julho e agosto contempla MPEs e MEIs dos setores do comércio, serviço, indústria e agronegócio do RS

atualizado em: 24/10/23

Da Redação

COMPARTILHE

Nove em cada dez pequenos negócios do Estado planejam manter ou expandir suas atividades nos próximos meses. É o que indica o mais recente levantamento do Sebrae RS. Realizada entre os meses de julho e agosto, a pesquisa ouviu empresários de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos dos setores do comércio, serviço, indústria e agronegócio.  

O estudo indica que 55% dos empresários planejam manter as atividades e 38% têm planos de expandir seus negócios nos próximos dois meses. Para impulsionar os planos, a ocupação das empresas deve acompanhar essa intenção. Uma em cada quatro empresas (26%) planeja expandir o nível de ocupação de pessoas, ao passo que a metade (52%) deve manter o quadro ocupacional nos próximos meses. 

“A transição do primeiro para o segundo semestre foi vencida, com as empresas indicando estabilidade em suas operações. Essa resiliência, combinada com importantes fatores econômicos como as recentes indicações de queda nas taxas básicas de juros, nos permite crer que os próximos meses serão de maior rentabilidade e performance dos pequenos negócios”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy. 

Principais desafios 

Preocupação constante durante o terceiro e quarto bimestre do ano, a redução do poder de compra dos clientes registrou uma ligeira aceleração no último período analisado, passando de 30% para 32% o percentual de negócios afetados. A movimentação do mercado também foi sentida. A falta de clientes assinalou uma alta de 5 pontos percentuais, chegando a 25% nos meses de julho e agosto. Apesar do baixo percentual em relação ao todo, o endividamento dos negócios dobrou, saltando de 4% no terceiro bimestre para 8% no quarto bimestre.  

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: