Mais buscados: MEI credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
São Miguel das Missões – Pela primeira vez o Rio Grande do Sul sediará o Encontro Nacional do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas – PISA. A 5ª edição do evento ocorrerá em São Miguel das Missões, no Tenondé Park Hotel (rua São Miguel, 664) entre os dias 20 e 22 de agosto. O Encontro PISA é uma iniciativa do programa Juntos para Competir, desenvolvido no Estado pelo Sebrae/RS, Senar-RS e Farsul, das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Paraná e do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o objetivo é contribuir com a consolidação dos princípios da produção integrada e com o processo de Certificação de Sistemas Produtivos, a próxima fase do PISA, a ser realizada nas propriedades rurais que já fazem parte do programa no Estado. “Atualmente temos 350 propriedades sendo capacitadas para uma gestão eficiente, redução dos custos, aumento da produtividade, diminuição dos impactos ambientais, entre outros objetivos”, enumera o presidente. Depois da etapa de qualificação da empresa rural, o PISA prevê o processo de certificação em nível de Sistemas de Produção Integrada Sustentável. “Com isso, o consumidor terá a garantia de que o produto adquirido segue normas adequadas sob os pontos de vista econômico, ambiental e social”, acrescenta Koch.
Outro conceito que será explorado no encontro será o desenvolvimento de “Microbacia Hidrográfica” (área geográfica delimitada por divisores de água, drenada por um rio ou córrego, para onde escorre a água da chuva). De acordo com o gerente do Setorial do Agronegócios no Sebrae/RS, João Paulo Kessler, é essencial que o conjunto de produtores rurais de uma mesma microbacia hidrográfica adote boas práticas de manejo do solo e da água da chuva, evitando degradação do ambiente local e garantindo produtividade. “O sistema de produção e a preservação do meio ambiente, em especial dos rios e córregos, devem estar integrados. É isso que garante resultados positivos e vida longa às propriedades rurais”, analisa.
Kessler destaca, ainda, a programação técnica do evento que ocorrerá no dia 21 de agosto, “em que estarão reunidos renomados palestrantes para debater e evoluir nos temas Técnicas de Produção Integrada e Desenvolvimento Rural Sustentável. Serão palestras curtas com foco em resultados”. No dia 22 será realizado Dia de Campo na Granja Ortiz, localizada na divisa dos municípios de São Nicolau e Pirapó”. A propriedade, cujo produto final é o leite, é pioneira no Estado a participar do PISA, iniciado como piloto em 2007. “Os resultados obtidos até agora pela Granja Ortiz servem de exemplo para as demais propriedades rurais que foram inseridas na iniciativa”, afirma o gerente.
No RS
O PISA, inicialmente um programa do governo Federal, conta desde 2011 com a expertise do Sebrae/RS, que a partir de maio deste ano reuniu esforços com Farsul e Senar/RS, através do Juntos Para Competir, para incentivar e contribuir ainda mais com o Programa. No Rio Grande do Sul, as 350 propriedades envolvidas estão localizadas nos municípios de São Nicolau, Pirapó, Santo Antônio das Missões, São Paulo das Missões, Guarani das Missões, Travesseiro, Anta Gorda, Arvorezinha, Rodeio Bonito, Cristal do Sul, Silveira Martins e Pinhal.
5º Encontro PISA – programação:
20h: Coquetel de abertura
Painel: Produção Integrada e Desenvolvimento Sustentável: o que estamos fazendo?
8h30min: Abertura oficial do encontro (Sebrae e Senar)
9h: O PISA no Brasil e o conceito de microbacia hidrográfica – Adilson Reinando Kososki (SDC – Mapa)
9h30min: Por que acreditamos e investimos no PISA? – João Paulo Kessler (Sebrae/RS)
10h: Importância socieconômica da produção leiteira para o Estado do RS – João Telles (Senar)
11h: PISA – A produção integrada transformando vidas – professor Paulo Carvalho (Ufrgs)
11h30min: Certificação de Sistemas de produção PISA – Danielle Assafin (Inmetro)
12h: Debate
Painel: Produção Integrada e Desenvolvimento Sustentável: o que podemos fazer a mais?
14h30min: A sustentabilidade de ponta a ponta – Fernando Feitoza (Fundação Espaço Eco – Basf)
15h: A propriedade rural moderna: gestão, inovação e técnicas conservacionistas – Davi Teixeira (SIA)
15h30min: PISA – uma metodologia para distintos sistemas – Ângelo Aguinaga (Sebrae/RS)
16h30min: Transformação regional: uma ação resultante da integração e espírito de coletividade – professor Wilson Schimidt (UFSM)
17h: Construção de uma plataforma de trabalho PISA para os próximos 10 anos – professor Aníbal de Moraes (UFPR)
17h30min: debate
18h: encerramento
9h: Dia de Campo – Granja Ortiz (Rincão dos Maciel)
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.