Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Rio Grande se prepara para legislação municipal de Liberdade Econômica

O Sebrae RS por meio do Cidade Empreendedora está orientando sobre as etapas para simplificação dos processos

atualizado em: 02/07/21

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Rio Grande iniciou as ações para dar ainda mais celeridade e simplificação aos processos de abertura e licenciamento de empresas. O gestor de projetos do Sebrae RS Fabrício Burkert destaca que esse é um dos objetivos do eixo Desburocratização do Programa Cidade Empreendedora que conta com a adesão de Rio Grande. Em junho, foram realizadas reuniões com os secretários e superintendentes envolvidos na regulamentação da Lei de Liberdade Econômica que estabelece diretrizes para o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). Com isso, poderão ser definidas as atividades econômicas consideradas de baixo risco no município e que estarão dispensadas de alvará e licença prévia para funcionamento, o que estimula a abertura de novos negócios.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira, disse que estão sendo analisadas as legislações de outras cidades e, provavelmente, na próxima semana haverá uma decisão. “É mais um passo para a desburocratização da cidade, num movimento que se inclui no eixo do programa Cidade e só teve essa dinâmica de aceleração devido a todos os atores que fazem parte, a Secretaria, o Sebrae e a vontade do prefeito em tornar cidade mais leve e mais atrativa aos empreendedores. É isso que estamos fazendo, tornar Rio Grande referência para ser atrativa a todos os empreendedores”, salientou.

 

Depois de atualizadas, as tabelas de grau de risco da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ainda precisam ser aprovadas pelo CGSIM (Comitê para a Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) para depois serem juntadas à base nacional do sistema integrador. Cada secretaria de Rio Grande terá a relação das atividades de alto, médio e baixo risco e, assim, quando o usuário dá entrada no processo de abertura de empresa, já terá a informação da classificação de risco do seu negócio, imediatamente após realizar o registro na Junta Comercial.

 

O gestor informa que também houve uma reunião para apresentação do módulo de licenciamento disponibilizado no Sistema da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS) e capacitação com os servidores do município sobre as funcionalidades e possibilidades da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Trata-se de um sistema integrado que permite abertura, alteração e fechamento de empresas de forma mais simplificada e menos burocrática, um dos propósitos do programa Cidade Empreendedora. A expectativa é de que ainda em 2021 essas etapas sejam cumpridas em Rio Grande para fomentar ainda mais o ambiente de negócios.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: