Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO sei BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Roberto Simões alerta para necessidade de maior participação dos pequenos negócios no PIB brasileiro

atualizado em: 30/07/13

Da Redação

COMPARTILHE

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE reforça a importância dos Arranjos Produtivos Locais para as empresas de micro e pequeno porte

Da Redação

Ao centro, Roberto Simões. (Foto: Sebrae/RS)

Porto Alegre – As empresas de micro e pequeno porte representam 99% dos negócios do Brasil e são responsáveis pela geração de cerca de 52% dos empregos no País. A participação destes negócios no Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, representa apenas 25% do total. Melhorar o valor do PIB gerado pelos pequenos negócios deve ser estimulado na economia brasileira nos próximos anos, conforme análise do presidente do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, Roberto Simões. “Este desafio dá margem de crescimento ao SEBRAE e das demais entidades que trabalham no fomento do setor”, afirmou durante entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, dia 30 de julho, na sede do SEBRAE/RS, em Porto Alegre. Na oportunidade, ele estava acompanhado pelo presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, e os diretores Superintendente, Técnico e de Administração e Finanças da entidade no Estado: Léo Hainzenreder, Marco Kappel Ribeiro e Marcelo Ribas, respectivamente.

Roberto Simões trouxe o exemplo europeu a partir de recente viagem à Itália, onde conheceu clusters (Arranjos Produtivos Locais) que estão se mantendo competitivos mesmo diante da crise financeira que o continente atravessa. Naquele país os pequenos negócios representam até 57% do Produto Interno Bruto. “A cadeia produtiva na Europa trabalha para gerar a competitividade. Os concorrentes são também vistos como parceiros e a gestão é realizada em nível de excelência. São exemplos que precisamos replicar aqui no Brasil para fortalecer as nossas pequenas empresas”, alertou o dirigente.

Coletiva de imprensa (Foto: Sebrae/RS)

A vinda de Roberto Simões ao Rio Grande do Sul faz parte de um roteiro que o dirigente está realizando em diversas regiões do Brasil como estratégia de melhoria da governança do SEBRAE. O objetivo é integrar esforços dos Conselhos Deliberativos Estaduais e das diretorias executivas para elevar o nível de atendimento das demandas dos empreendedores. No final da manhã, o dirigente participou da Reunião do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE, encontro mensal que trata de questões estratégicas da entidade e que é liderado pelo presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

 

Seminário Nacional de Suinocultura
Nesta quarta-feira, dia 31 de julho, às 18h, Roberto Simões participará da abertura do XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e do III Congresso Íbero-americano, em Gramado.

Realizado a cada dois anos, o Seminário de Desenvolvimento da Suinocultura se consolida como o mais estratégico evento do setor suíno do Brasil. A edição deste ano tem como foco líderes do setor, produtores rurais, pequenas e grandes agroindústrias, além de políticos, formadores de opinião e empresários de todos os elos da cadeia produtiva da suinocultura brasileira. Estima-se um público de mais de 500 participantes, com presença confirmada de representantes de 17 delegações estrangeiras e de mais de 15 estados brasileiros.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: